Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Festival

Lollapalooza movimenta quase R$ 60 milhões

Redação Bonde com assessoria de imprensa
03 abr 2014 às 09:03

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Faltando apenas dois dias para a terceira edição do Lollapalooza Brasil, que este ano será realizado pela primeira vez no Autódromo de Interlagos, nos dias 5 e 6 de abril, a estrutura do evento já está quase pronta, com a montagem dos palcos e outros ambientes em fase de finalização.

De acordo com estimativas do Observatório do Turismo, núcleo de estudos e pesquisa da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos), o turismo gerado com o evento movimentou mais de R$ 58 milhões na economia da cidade no ano passado. O dado foi obtido depois de uma pesquisa realizada pelo órgão no evento de 2013.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo o secretário municipal para Assuntos de Turismo e presidente da SPTuris, Wilson Poit, os eventos musicais e shows de grandes artistas nacionais e internacionais trazem muito retorno para a cidade porque recebem milhares de visitantes. "As pessoas que vêm aos shows também costumam aproveitar mais alguns dias na cidade, principalmente se for fim de semana, como é o caso do Lollapalooza, já que a vida noturna e cultural paulistanas são famosas e agitadíssimas", explica.

Leia mais:

Imagem de destaque
Apoio

Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI

Imagem de destaque
Homem atemporal em 2023

Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita

Imagem de destaque
The Tour em São Paulo

Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024

Imagem de destaque
The Eras Tour

Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história


O levantamento feito pelo Observatório também apurou o perfil do público do festival em 2013 e apontou que quase 58% eram turistas, o que representa mais de 96,8 mil pessoas. Além disso, os principais meios de hospedagem dessas pessoas foram hotel ou flat (33,8%) e casa de amigos ou parentes (29,7%), enquanto 32,1%do público foi e voltou à residência no mesmo dia.

Publicidade


"A hotelaria teve grande impacto. Cerca de 80 dos 132 hotéis consultados em regiões próximas ao local registraram aumento na ocupação por conta do evento no ano passado", destaca Poit. Outro número revelado pela pesquisa foi o gasto médio de R$ 600 pelos turistas que foram ao Lollapalooza Brasil 2013 e permaneceram, em média, quase dois dias e meio na cidade.


Uma das questões com as quais a organização do evento se preocupa é que as pessoas priorizem o transporte público para chegar ao local. Em 2013, o estudo mostrou que quase 38% foram ao festival de metrô, e este ano, mesmo com a mudança do local de realização do festival, uma das entradas do Autódromo de Interlagos fica a menos de mil metros da estação de trem "Autódromo", na linha 9 - Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Publicidade


Lollapalooza nas redes sociais


No ano passado, foi feito um monitoramento das redes sociais para analisar a percepção dos usuários de algumas plataformas digitais sobre o Lollapalooza e termos relacionados.
A maioria dos comentários foi feito pelo público masculino (60,3%) e houve 14 mil citações feitas por paulistas. "O evento repercutiu tanto que foram detectadas menções sobre o Lollapalooza nos três Estados da região Sul do país, no Ceará e em Pernambuco, ambos na região Nordeste, e até do Pará, no Norte do Brasil", enumera Poit.


O Twitter foi a ferramenta utilizada pela esmagadora maioria do público, representando mais de 85% das citações ligadas ao evento. O microblog foi seguido pelo Instagram (10,3%) - que destaca principalmente as fotos -, pelo Facebook (4,5%), já amplamente conhecido, e pelo Foursquare (0,04%), que permite à pessoa indicar o local onde está em determinado momento e fazer um comentário a respeito do evento ou do espaço.

Um dos recursos utilizados por quem usa o Twitter é a hashtag, identificada pelo símbolo de "#" antes da palavra-chave ou expressão a ser citada, como #Lollapalooza ou #LollaNoAutódromo. Dessa forma, outros usuários que estão conectados podem aproveitar e listar o mesmo assunto por meio de uma busca interna da ferramenta.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo