Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Londrina com sotaque nordestino

Nelson Sato - Folha de Londrina
07 set 2004 às 17:25

Compartilhar notícia

O grupo Cavalo de Cão é outra atração das atividades artísticas da festa, que prossegue até domingo e deve atrair 65 mil pessoas - César Augusto
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Nordeste é aqui. Pelo menos nesta semana, um caldo da cultura da região poderá ser apreciado de perto pela comunidade londrinense. De terça a domingo, o Museu de Arte de Londrina celebra a culinária, o artesanato, a pintura, a literatura, o teatro de bonecos e os ritmos musicais populares durante a nona edição da ''Festa Nordestina''.

A programação vai ocupar salas e principalmente o pátio do Museu. De terça a sexta-feira, as atividades começam ao meio-dia e se encerram à meia-noite. No sábado e no domingo, têm início mais cedo, às 10 horas, sempre com entrada franca.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


''É uma festa já consolidada. Desde que começamos, fomos crescendo a cada ano até se estabelecer como um dos principais eventos populares da região'' diz o produtor cultural Raimundo Maia, responsável pela organização. Segundo suas estimativas, o Norte do Paraná conta com um contingente de mais de 500 mil nordestinos e descendentes.

Leia mais:

Imagem de destaque
Apoio

Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI

Imagem de destaque
Homem atemporal em 2023

Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita

Imagem de destaque
The Tour em São Paulo

Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024

Imagem de destaque
The Eras Tour

Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história


O primeiro piso do Museu vai abrigar uma exposição temática reunindo xilogravuras (arte sobre madeira) e linoleogravuras (técnica de gravura sobre borracha) dos artistas plásticos Paulo Menten, Carlos Campos, J. Borges, Valdeck de Garanhuns e José Valter de Souza.

Publicidade


As obras, que fazem parte do acervo da instituição, abordam o universo nordestino retratando mitos, tradições, comportamentos e elementos do imaginário popular.


Já o segundo pavimento apresenta cerca de 100 folhetos de poesia de cordel pertencentes ao acervo particular do professor e pesquisador Alcides Vitor de Carvalho.

Publicidade


A parte musical destaca o forró, o xote, o xaxado, o maracatu, a ciranda e o baião incluindo a participação de artistas nordestinos como o músico Chiquinho do Maranhão e o grupo Cavalo de Cão.


Chiquinho, que tem 20 anos de carreira, já tocou com artistas de renome nacional como Zeca Baleiro e João do Vale. Além deles, subirão ao palco diversos representantes locais da música nordestina, como o grupo Maracatu, de Lerroville (que se apresenta hoje), Trio Cabedal (quinta-feira), Angela Mazon (sexta-feira), Tião Londrina & Pardianinho, Grupo Ciranda, Grupo Boi da União, Grupo Forró Pé de Pano, Vicente Luiz (todos no sábado), Grupo Frevo, Teixeira e Mestre Paraíba & Edval (esses no domingo).

Publicidade


Para animar a pista de dança, está previsto um concurso de forró. No sábado, serão selecionados os primeiros casais (as inscrições são gratuitas). No domingo, ocorre a final que elegerá a melhor dupla.


Além de entretenimento, a ''Festa Nordestina'' está oferecendo miíni-cursos para os visitantes interessados na produção da arte típica da região.

Publicidade


Essas atividades foram iniciadas ontem abrangendo oficinas de renda de bilros (ministrada pela integrante da Associação das Rendeiras do Ceará, Gracimar Dantas), artesanato com areia colorida (ministrado pela artesã Janaíra Rodrigues Morais, da Associação dos Artesãos do Ceará) e manipulação de bonecos de mamelungo (sob a orientação do mestre pernambucano em gravura Valdeck de Garanhuns).


Como nas edições anteriores do evento, o setor gastronômico é o que promete atrair grande público para seus tabuleiros, onde serão oferecidos pratos como vatapá, acarajé, moqueca, sarapatel, buchada de bode, carne de sol e feijão de corda. E além das comidas típicas, o visitante poderá provar ainda a pinga temperada com canela, mel ou misturada com frutas tropicais.


Patrocinada pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), a ''Festa'' se instala pela terceira vez no Museu de Arte. Os organizadores estimam a presença de 65 mil pessoas durante os seis dias do evento.


Serviço:
IX Festa Nordestina

Local: Museu de Arte de Londrina
Endereço: Rua Sergipe, 640
Data: de 07 a 12 de setembro, terça a domingo
Horários: de terça a sexta-feira do meio-dia à meia-noite. No sábado e domingo, as atividades têm início às 10 horas e término à meia-noite.
Entrada franca.
Telefones: (43) 3334-3977 ou 3337-6238


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo