O Hip Hop é a arte das ruas, que surgiu nos guetos da Jamaica como uma forma de protesto. No Brasil, o Hip Hop apareceu nas periferias para tornar-se a cultura dos "manos". Longe da mídia, o gênero contagia multidões com sua música, dança, gíria e pintura. As batalhas são na verdade festivais que unem os quatro elementos presentes nesta arte: MC, Bboys, grafite e DJ.
O MC são os cantores de Hip Hop. Os Bboys são os dançarinos que apresentam o "break". Outro elemento é o grafite, que nada mais é do que a pintura de rua. O último elemento é o DJ que, longe das grandes boates, comanda o som das batalhas.
Um dos organizadores do evento, Márcio Luiz, o "Psico", acredita que o Hip Hop ainda sofre muita discriminação. "Porque é o pessoal da periferia que faz e curte o som. As pessoas pensam que o som vem da criminalidade, da violência das ruas, mas o Hip Hop nasceu para mostrar justamente o contrário", diz.
Leia mais:
Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI
Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita
Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024
Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história
Perto de duas mil pessoas devem assistir a "batalha" de Londrina, onde disputam grupos de todo o Paraná. A festa será realizada no Ginásio de Esportes do conjunto Maria Cecília, a partir das 14h.
Depois das "batalhas", Londrina receberá shows de vários estados brasileiros. Um destaques será o grupo de dança Black Spin Break de Brasília, que ganhou este ano a etapa nacional na categoria Bboy, realizada no estado de São Paulo.
Outra presença forte é o DJ MC Jak, um dos melhores do país no gênero. O evento também traz a banda Guindar't 121 de Brasília, bandas paulistas Amal e Rooney Yoyo e PMC e as curitibanas 12 Aba e Artivistas M.D.E .
Quem quiser conhecer um pouco mais da cultura Hip Hop pode acessar o site www.bocadaforte.com.br.
Serviço:
1ª Batalha dos 4 elementos - HIP HOP paranaense
Data: 8 de setembro
Local: Ginásio de Esporte do conjunto Maria Cecília
Horário: 14h
Ingresso: R$ 3
Telefone: (43) 344-4830