Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Londrina se abre para a cultura nordestina

Nelson Sato - Folha de Londrina
05 out 2006 às 17:28

Compartilhar notícia

Del Miranda: músico sergipano é um dos destaques da programação - Karina Yamada
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um vento regionalista sopra neste fim de semana no Museu de Arte de Londrina. De quinta-feira a domingo, a instituição recebe a 11ª Festa Nordestina reunindo shows de forró, exposição de arte popular, danças folclóricas, literatura de cordel e barracas de comidas típicas.

A principal atração é a presença de Ariano Suassuna, autor de ''Auto da Compadecida'', cuja adaptação para o cinema tornou o escritor e dramaturgo paraibano (radicado em Pernambuco) mais conhecido entre as novas gerações. ''Tentamos trazê-lo na edição anterior para a comemoração dos 10 anos da festa, mas não foi possível viabilizar sua vinda por causa dos altos custos da viagem. Desta vez conseguimos patrocínio'' - conta Raimundo Maia Campos Júnior, o ''Ceará'', organizador do evento.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Já integrada ao calendário cultural da cidade, a Festa é patrocinada pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). No ano passado, cerca de 40 mil pessoas visitaram o local. A programação começa na quinta-feira com a abertura, às 9 horas, da exposição ''Cerâmica de Caruaru'', que vai reunir peças em argila criadas por Vitalino Neto, neto de Mestre Vitalino, ícone da arte popular nordestina. Neto viria a Londrina, mas problemas de transporte melaram a viagem. Seus trabalhos, contudo, poderão ser apreciados pelo público, das 9h às 22 horas, no piso superior do Museu de Arte.

Leia mais:

Imagem de destaque
Apoio

Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI

Imagem de destaque
Homem atemporal em 2023

Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita

Imagem de destaque
The Tour em São Paulo

Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024

Imagem de destaque
The Eras Tour

Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história


No primeiro dia a praça de alimentação já estará instalada no Pátio do Museu oferecendo pratos de acarajé, sarapatel, tapioca, buchada e outros atrativos da culinária nordestina. Um forró para idosos inaugura, às 14 horas, o bloco de shows musicais numa parceria com a Secretaria Municipal do Idoso. Às 20 horas, o palco recebe a Banda de Músicos de Londrina e em seguida o músico sergipano Del Miranda. Na sexta-feira, o espetáculo fica por conta do cantor Sílvio Roder e da banda Forró Pé de Pano que se apresentam a partir de 19 horas.

Publicidade


No sábado, de manhã, um cortejo presta uma homenagem a Ariano Suassuna seguindo pelo Calçadão até o Museu com dois grupos de folia de reis e um grupo de maracatu. A banda Sanfona (dirigida por Evelina Grandis) retoma a programação musical às 18 horas, seguida de nova apresentação de Del Miranda e da Banda Asa Branca.


Para o domingo, às 16 horas, estão previstas rodas de Coco, Ciranda e Cacuirá. Desta apresentação, participam alunos da oficina ''Danças Brasileiras - Coco'', que será ministrada pela maranhense Ana Maria Carvalho.

Publicidade


As inscrições para a oficina são gratuitas. As aulas serão realizadas nas próximas sexta-feira (das 19h às 22 horas) e sábado (das 14h às 18 horas) na Vila Cultural Alma Brasil (Rua Mar Del Plata, nº 93, na Vila Brasil). Os interessados devem ligar para o fone (43) 3337-6238, das 14h às 18 horas.


Ainda dentro da programação de domingo, às 17 horas, Ariano Suassuna apresenta uma aula-espetáculo com o tema ''Realidade, Som e Imagem no Movimento Armorial'' no Teatro Ouro Verde. A programação se encerra no Museu com shows de Del Miranda e da banda Arroz com Pequi.

Publicidade


Um ícone brasileiro
A presença de Ariano Suassuna em Londrina está mobilizando a comunidade universitária da cidade. É o que diz Raimundo Maia ''Ceará'', organizador da Festa Nordestina. Não é por acaso, afinal de contas ele é tido como um dos mais ardorosos defensores da cultura popular brasileira atuando como escritor, dramaturgo, artista plástico e ensaísta.


Nascido em João Pessoa (PB), mudou-se ainda adolescente para o Recife (PE) onde vive até hoje. Destacou-se já com sua primeira peça de teatro, ''Uma Mulher Vestida de Sol'', com a qual conquistou o prêmio Nicolau Carlos Magno, em 1948. Na década de 70, liderou o Movimento Armorial, que lançou com o objetivo de divulgar a arte nordestina na música, teatro, literatura e artes plásticas.

Publicidade


É autor de várias obras, entre elas ''O Desertor de Princesa'' (1948); ''Os Homens de bBrro'' (1949, inédita); ''Auto de João da Cruz'' (1949); ''O Arco Desabado'' (1952); Auto da Compadecida (1955); O Santo e a Porca (1957). Além de criador, ocupou cargos burocráticos na área cultural, como no período de 1975 a 1978 quando foi secretário de Educação e Cultura do Recife.


Em 1989 foi eleito por aclamação para a Academia Brasileira de Letras, tomando posse em maio de 1990, na cadeira número 32, que pertenceu ao escritor Genolino Amado. ''Ele é um dos poucos brasileiros que tem o título de doutorado em cultura popular. É um ícone. Será uma oportunidade única poder assistir ao vivo sua aula-espetáculo'' - salienta Maia. No próximo ano, Suassuna comemora 80 anos.

Os ingressos para a sessão com o ilustre convidado estão disponíveis a R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia-entrada) no Royal Plaza Shopping, loja Dona Tapioca, Livrarias Porto Megastore e na banca Com-Tour.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo