A literatura que foge dos padrões convencionais é o tema da 16ª edição do Perhappiness, evento da Fundação Cultural de Curitiba que inicia na terça-feira, 21 de setembro, se extendendo até domingo.
Para abordar o tema ‘A transgressão da linguagem’, os organizadores do evento escolheram poetas e escritores donos de produções inovadoras. É uma tentativa de ligar a temática ao escritor Paulo Leminski, que inspirou a criação do evento.
‘Esta edição reúne poetas e escritores que de alguma maneira transgridem a linguagem convencional, assim como Leminski o fez’, explica a coordenadora do evento Renata Mele. Leminski faria 60 anos este ano e além de uma temática teoricamente subversiva para ilustrar o Perhappiness, a Fundação Cultural preparou uma mostra de filmes com e sobre o poeta para homenageá-lo.
Leia mais:
Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI
Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita
Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024
Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história
São verdadeiras relíquias como ‘Ervilha da Fantasia’ (1985), de Werner Shumann, uma entrevista com Leminski confortavelmente instalado sobre uma pilha de livros em que ele discorre sobre o processo de criação e ‘Assaltaram a Gramática’ (1984), de Ana Maria Magalhães, que reúne Leminski, Waly Salomão e Francisco Alvim. A mostra também reúne clipoemas baseados em poesias de Leminski.
Os clipoemas foram feitos com recursos, e em concursos, de edições anteriores do evento. Este ano, o concurso que promovia a realização dos vídeos não aconteceu. O escritor Décio Pignatari, que estava a frente do Perhappiness nos últimos anos, também deixou a coordenação do evento e foi promovido uma pequeno corte, de cerca de R$ 20 mil, no orçamento. A edição deste ano, última da gestão de Cassio Chamecki como diretor da Fundação, está orçada em R$ 60 mil.
A programação está centrada nos debates com escritores e poetas. São mais de 20 profissionais de várias regiões do País, que vão trazer literatura e música ao evento. A gaúcha Clarah Averbuck, por exemplo, fala sobre seu trabalho, que partiu da internet para a gráfica, mas também faz show com a banda ‘Jazzie e os Vendidos’, da qual faz parte. O gaúcho Daniel Galera também vem falar de literatura e mostrar música no Perhappiness. Galera é dos idealizadores do selo editorial Livro do Mal e toca na banda Blanched, que também faz parte da agenda do evento.
Clarah e Galera, assim como outros escritores que integram a programação desta edição do Perhappiness, têm uma particularidade: estão ligados pela rede. A internet foi fundamental pra que eles produzissem ou divulgassem o seu trabalho. A maioria deles utilizou os blogs, os diários virtuais, como ponto de partida para escrever e publicar as suas idéias.
Daniel Pelizzari, que participa de debate hoje sobre o tema blogescritores, foi um dos primeiros a utilizar a internet como suporte e laboratório literário. Ele acaba de organizar e lançar ‘Wunderblogs.com’, que reúne textos produzidos e divulgados em blogs. O livro terá lançamento e sessão de autógrafos no primeiro dia de evento, terça-feira. Antes porém, Pelizzari participa de debate ao lado da carioca Cecília Gianetti e do paulista Lúcio Ribeiro. A programação de hoje encerra com show da banda curitibana Beijo AA Força.
Até o próximo domingo, o Perhappiness oferece uma programção diária, com debates sempre a partir das 19 horas, no Memorial de Curitiba (Largo da Ordem), além de eventos musicais e lançamentos de livros. Os londrinenses Mário Bortolotto e Rodrigo Garcia Lopes integram o time de escritores que participam dos debates, além de Ademir Assunção.
Serviço:
Perhappiness - A Transgressão da Linguagem
Data: de 21 a 26 de setembro, terça a domingo
Local: Memorial de Curitiba
Endereço: Largo da Ordem
PROGRAMAÇÃO:
DE TERCA A DOMINGO
Exposição de Lourenço Mutarelli (Salão Paranaguá)
21 DE SETEMBRO – TERÇA- FEIRA
19h – Dança: "Frases", de Elisabete Finger (Curitiba)
19h30 – "Blogescritores" – debate com Daniel Pelizzari (Porto Alegre), Cecília Giannetti (Rio de Janeiro), Lucio Ribeiro (São Paulo), Ricardo Sabbag (Curitiba - mediador)
21h – Lançamento: "Wunderblogs.com", de Daniel Pellizzari (Ed. Barracuda)
21h15 – "Transgressão & Metaformose", com Carlos Daitschman
21h30 – Entrevista virtual com Glauco Mattoso, por Gigio Venturelli
22h – Show com Beijo AA Força (Curitiba) e participação de Ivan Justen Santana
22 DE SETEMBRO - QUARTA-FEIRA
18h30 – Teatro de formas animadas: "Alice no País das Maravilhas"
19h00 – Dança: "Construção para movimento concreto, de Elisabete Finger (Curitiba)
19h30 – "Translingüagem": debate com Micheliny Verunschk (Pernambuco), Ricardo Corona (Curitiba), Sebastião Nunes (Belo Horizonte) e Fabrício Carpinejar (Porto Alegre - mediador)
21h – Lançamentos: Revista "Oroboro" (Ed. Medusa) e "Tortografia" (Ed. Iluminuras), de Ricardo Corona e Eliana Borges. "Cinco Marias", de Fabrício Carpinejar (Ed. Bertrand Brasil)
21h30 – Show com Lirinha (Pernambuco), vocalista do Cordel do Fogo Encantado
22h30 – Show com Gruvox (Curitiba)
23 DE SETEMBRO – QUINTA-FEIRA
18h –Teatro de formas animadas: "Alice no País das Maravilhas"
19h – Dança: "Frases", de Elisabete Finger (Curitiba)
19h30 – "Campo literário e transgressão": debate com Mário Bortolotto (São Paulo), Rodrigo Gacia Lopes (Londrina), Luci Collin (Curitiba) Jacques Brand (Curitiba - Mediador)
21h – Lançamentos: Revista COYOTE nº 9 e "Nômada", de Rodrigo Garcia Lopes (Ed Lamparina)
21h30 – Show com Rodrigo Garcia Lopes (Londrina)
22h - Lançamento do Videopoema "Em Algum Lugar", de Gláucia Domingos (Curitiba) sobre a obra do fotógrafo e escritor Pedro do Rosário Neto
22h15 – Show com Wandula
24 DE SETEMBRO – SEXTA-FEIRA
18h00 – Teatro de formas animadas: "Alice no País das Maravilhas"
19h00 – Dança: "Construção para movimento concreto, de Elisabete Finger (Curitiba)
19h30 – "Transgredir ou morrer": ddebate com Clarah Averbuck (São Paulo), Daniel Galera (Porto Alegre), Amarildo Anzolin (Curitiba), Ademir Assunção (São Paulo), Irineo Netto (Curitiba - Mediador)
21h – Lançamento: "Adorável criatura Frankstein", de Ademir Assunção (Ateliê Editorial)
21h30 – Show com Jazzie & Os Vendidos (São Paulo)
22h30 - Poesia e música: "Benditos Energumenos", com participação de Mário Bortolotto
23h30 – Show com Maremotos (Curitiba)
25 DE SETEMBRO - SÁBADO
18h –Teatro de formas animadas: "Alice no País das Maravilhas"
19h – Dança: "Frases", de Elisabete Finger (Curitiba)
19h30 – "Transforma ação": debate com Lourenço Mutarelli (São Paulo), Joca Wolff (Florianópolis), Joca Reiners Terron (São Paulo), Sylvia Colombo (São Paulo - Mediadora)
21h – Lançamentos: "Pateta em Nova Yorque", de Joca Wolff (Ed Letras Contemporâneas), "Oficina do Diabo", de DW (Homem Elefante Quadrinhos) e "Vida de Gato", de Clara Averbuck (Ed. Planeta)
21h30 – Show com Blanched (Porto Alegre)
22h30 – Show com Lonely Nerds’ Songbox (Curitiba)
23h30 – Show com Ruído m/m (Curitiba)
26 DE SETEMBRO – DOMINGO
11h – Lançamentos: "Prata", de Wagner Mangueira (Ed. Medusa) e "Rebu dos Zangões", de Vergílio Floriani (Ed. Alternativa)
11h30 – Show com Keltoi (Curitiba)
12h30 – Show com Mordida (Curitiba)
14h – Teatro: "A farsa de Inês Pereira", de Gil Vicente