O programa Terça Brasileira no Paiol apresenta como atração na próxima terça-feira, às 20 horas, o conjunto Mantra Matuto. O grupo produz uma sonoridade própria com arranjos baseados na liberdade de interpretação e do improviso, transitando pela música universal e na fusão desta com a música brasileira.
Em suas composições, mistura elementos presentes na música caipira, antiga, árabe, indiana e ritmos como o baião, o samba e o lundu. O Mantra Matuto é resultado da união de experiências dos músicos Mauricy Pereira (viola caipira), Marco Farracha (bateria e percussão), Oliver Pellet (sitar indiano e guitarra) e Romeu De Bruns (teclados e diuruba), que, além de serem instrumentistas, dedicam-se à pesquisa e estudo da música de várias culturas.
Receba nossas notícias NO CELULAR
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
Os instrumentos de origem indiana são uma das atrações do show. Além do sitar, o grupo utiliza o diuruba, um instrumento de cordas tocado com arco, em posição semelhante à do violoncelo. No repertório deste espetáculo estão alguns clássicos como "Berimbau" e "Consolação", de Baden Powell e Vinícius de Moraes, "Spain", de Chick Korea, e "Parecença", de Roberto Corrêa.
Há também temas poucos conhecidos do grande público, como "Guaraqueçaba" e "Serra Abaixo", de Rogério Gulin, e "Lágrima Nordestina" e "Ciranda", de Heraldo Monte.
Os integrantes do Mantra Matuto têm uma carreira musical dedicada à cultura popular e participam de outros grupos do gênero. Mauricy Pereira foi do grupo Mundaréu, com o qual gravou o CD "Guarnicê, uma opereta popular", e atualmente realiza apresentações solo de viola caipira. Oliver Pellet faz parte também dos grupos El Merekumbê e Brasilidade em Contraste. Marco Farracha participou do Tutu Marambá e Wahari.
O objetivo do programa Terça Brasileira no Paiol, da Fundação Cultural de Curitiba, é divulgar a produção musical dos grupos curitibanos de MPB.
Serviço:
Terça Brasileira no Paiol - Show do Grupo Mantra Matuto
Local: Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro, s/n - Prado Velho)
Data: terça-feira, 5 de agosto
Horário: 20 horas
Ingressos: R$ 5,00 e R$ 2,50 (estudantes)