Enganou-se quem achava que o grupo pernambucano Mestre Ambrósio estava passando por uma crise, quando foi dispensado pela gravadora Sony Music, no ano passado. "Simplemente nosso contrato terminou e não houve interesse nem da banda nem da gravadora em renová-lo", declarou oficialmente um dos integrantes naquela época. Para comprovar que continuam tão ativos quanto antes, o grupo mantém uma agenda de shows sempre ocupada. Nesta sexta-feira, 26 de setembro, o grupo vem a Curitiba para se apresentar na Sociedade Vasco da Gama, mais conhecida como Forró Calamengau.
À beira de completar 11 anos de atividades em outubro, o Mestre Ambrósio surgiu em Recife, em 2002, mas só alcançou projeção nacional a partir de 1994, quando Chico Science apresentou o grupo em entrevistas que concedia. Porém, o Mestre Ambrósio sempre tocou música regionalista pura, sem agregar estilos mais juvenis como rock e eletrônica, como faziam muitos de seus colegas do mangue beat. Seu repertório abraça uma grande variedade de estilos do universo musical nordestino, como forró, maracatu, samba, xote, baião, ciranda, coco de roda, entre outros.
O nome do grupo (que muitas vezes induz à idéia de se tratar de uma pessoa em carne e osso) veio de um personagem do Cavalo Marinho, manifestação folclórica típica da zona da mata de Pernambuco. Lançou seu primeiro CD em 1996, batizado com o nome do grupo e lançado de forma independente. De pouco em pouco, vendeu mais de 50 mil cópias na base do boca-a-boca. O álbum foi mais tarde relançado pela Sony Music, que contratou a banda e gravou os dois álbuns seguintes, "Fuá na Casa de Cabral" (1998) e "Terceiro Samba" (2001). Entre as músicas mais conhecidas estão "Pé de Calçada", "Se Zé Limeira Sambasse Maracatu", "Fuá na Casa de Cabral", "Baile Catingoso", "Gavião" e "Coqueiros".
Leia mais:
Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI
Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita
Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024
Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história
Ainda não há notícias de que o grupo esteja preparando um quarto álbum, no entanto, seus integrantes têm se dedicado a trabalhos paralelos no último ano. O vocalista e rabequeiro Siba, por exemplo, lançou no ano passado um álbum independente de maracatu chamado "Fuloresta do Samba", que gravou com músicos do interior de Pernambuco.
O percussionista Éder "O" Rocha também lançou um disco solo, "O Circo do Rocha", lançado pela Terreiro Discos, selo focado no tradicionalismo, de propriedade de outro 'Ambrósio', Hélder Vasconcelos (que no show é encarregado de percussão, vocais, acordeon, dança e personagens). Completam a banda os músicos Sérgio Cassiano (percussão e voz), Mazinho Lima (baixo e vocais) e Maurício Alves (percussão e dança), também envolvidos em atividades 'extra-ambrosianas'.
É bem provável que os álbuns do grupo estejam à venda nos shows. "Este será o quinto show do Mestre Ambrósio no Calamengau. Desde a primeira apresentação, a banda sempre trouxe seus CDs para vender. Acho que eles não vão perder mais esta oportunidade", comenta Maérlio Barbosa (vulgo Ceará), responsável pelo Calamengau.
Em toda sua carreira, o grupo já fez apresentações por todo Brasil e desde 96 investe também na carreira internacional, viajando para o exterior praticamente todos os anos. A agenda no exterior inclui shows em Portugal, Espanha, Bélgica, França, Alemanha, Inglaterra, Holanda, Luxemburgo, Eslovênia e Estados Unidos. Este ano o Mestre Ambrósio já esteve na Rússia, França, Alemanha e EUA – onde realizaram shows no Lincoln Center em Nova York e na Disney. Em outubro a banda parte para a segunda turnê pelo Japão.
Serviço:
Mestre Ambrósio, seguido de forró com o Grupo Calamengau
Local: Sociedade Vasco da Gama / Forró Calamengau
Endereço: Rua Roberto Barrozo, 1.190 - Mercês
Data: 26 de setembro, sexta-feira
Horário: a partir das 22 horas
Ingressos: R$ 15 antecipado. No dia outro preço. Venda antecipada de ingressos no Armazém do CD (Pça Osório), Café do Teatro (Rua Amintas de Barros, 154, Centro) e no local.
Telefone: (41) 338-7766, 9904-5129 e 9901-3121