O filão dos álbuns direcionados ao público infantil anda pouco explorado pelos artistas da atualidade. Vez ou outra surge alguma iniciativa isolada na MPB (como o exemplar álbum de Adriana ''Partimpim'' Calcanhoto) ou de artistas de teatro infantil e arte-educadores - nem vamos entrar no mérito dos discos de apresentadoras de tevê pois estes geralmente deixam de lado o fator educativo que um projeto deste tipo merece.
O grupo Maxixe Machine, de Curitiba, deu este direcionamento a seu quinto álbum. ''ABC do LáLáLá'' foi lançado em junho com shows de matinê para atender ao público-alvo. O trabalho de divulgação por enquanto está modesto, mas merecia ser intensificado para ganhar um alcance maior. As crianças agradeceriam, pois trata-se de um disco didático e divertido, embalado por um instrumental que tem como base o samba de cordas (''percussão não é o forte do curitibano'', como alegavam quando a banda surgiu) e referências a outros ritmos brasileiros com pitadas de rock e folk. Tudo soando de forma agradável aos ouvidos dos pequeninos (e dos adultos também).
A faixa de abertura, com o mesmo nome do álbum, dá uma breve mas abrangente aula de história da música, fazendo um interessante paralelo entre a música dos países frios e quentes, e como isso influencia na sonoridade. Ensinam pra criançada alguns nomes básicos do rock, música negra, clássico e MPB. Como complemento, o encarte traz uma breve explicação sobre cada nome citado, dispostos em um colorido hipertexto (assim ocorre com todas as letras impressas no CD). Só esse material já compensaria para uma criança a falta que faz a disciplina de música no ensino fundamental brasileiro.
Leia mais:
Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI
Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita
Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024
Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história
Outro grande destaque vai para ''Loloplim'' com seu refrão de onomatopéia. São ao todo 18 faixas bem curtas e de fácil assimilação, mas vão além do básico, e por isso é classificado pelo próprio grupo como um CD infanto-juvenil. Nas letras figuram muitos temas com animais (crianças adoram bichinhos), família, seres mitológicos e personagens históricos.
Serviço: o álbum pode ser adquirido com a banda ao preço de R$ 10 (mais despesas de postagem) pelo e-mail [email protected].