O trombonista Raul de Souza é uma das atrações desta sexta-feira, 26 de janeiro, na agenda de shows da Oficina de Música de MPB. O músico, que também atua como professor da Oficina, apresenta-se às 20h30, no Teatro da Reitoria, acompanhado pelo grupo "Na Tocaia", formado pelos instrumentistas Glauco Sölter (baixo), Mário Conde (guitarra e cavaquinho), Jeff Sabbag (teclado) e Endrigo Bettega (bateria). No repertório, composições do próprio Raul de Souza, além de Glauco Sölter, Mário Conde, Tom Jobim e J. Boldrini.
Raul de Souza faz, ainda, uma apresentação no sábado, dia 27, às 19h30 no Teatro da Caixa. Como o local tem capacidade para apenas 130 pessoas (em contrapartida ao Teatro da Reitoria, com capacidade para 700), recomenda-se que os interessados devem chegar com bastante antecedência para comprar um ingresso.
A novidade é que no show do Teatro da Caixa, Raul de Souza tocará com o guitarrista Ademir Cândido, além dois dos músicos que o acompanharam na noite anterior: Glauco Sölter (baixo) e Endrigo Bettega (bateria)
Leia mais:
Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI
Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita
Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024
Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história
Nascido João de Souza, adotou o nome de Raul por sugestão de Ary Barroso, que disse ser João trombonista muito comum. O então menino João de Souza apresentou-se em um programa comandado pelo compositor, que ficou impressionado com o talento do garoto. O interesse pela música teve início ao ouvir os funcionários da Tecelagem Bangu – onde mais tarde conseguiria seu primeiro emprego – tocando trombone na banda da fábrica que se apresentava nas lojas da tecelagem e em jogos de futebol.
Começou tocando tamborim, depois trompete, tuba, sax tenor e flauta, antes de se encontrar no trombone. Após quatro anos de carreira militar, deixou o exército e logo passou a tocar com Sérgio Mendes, com quem excursionaria pelos Estados Unidos e Europa. De volta ao Rio de Janeiro, consegui emprego na Rádio Mayrink Veiga, encontrando-se com nomes como Hermeto Pascoal e Radamés Gnattali. Participou também de programas de televisão, acompanhando cantores como Roberto Carlos
Em 1969, mudou-se para o México, ao receber convite de trabalho do baterista Airto Moreira e da cantora Flora Purim, então no auge de suas carreiras. Viveu por vinte anos em Boston, nos Estados Unidos, tendo estudado na Berklee Music College. Mais uma vez a convite de Airto, mudou-se para Los Angeles, quando o baterista produziu o primeiro disco de Raul. O músico lembra que ficou surpreso ao ouvir os nomes que Airto havia reunido para seu álbum de estréia: o fenomenal sax alto de Cannonball Adderley e o mestre do trombone e seu ídolo, J. J. Johnson, que arranjou e regeu o naipe de metais.
Atualmente, Raul de Souza vive na França e participa dos mais diversos projetos, inclusive um que mescla funk com batidas eletrônicas. Também dedica-se a apresentações de música brasileira com uma pegada jazzística. Considerado um dos mais importantes trombonistas do mundo, Raul de Souza é ainda o inventor do "Souzabone".
Serviço:
25ª Oficina de Música de Curitiba – Oficina de MPB
Show do trombonista Raul de Souza com o grupo "Na Tocaia"Data: 26 de janeiro, sexta-feira
Horário: 20h30
Local: Teatro da Reitoria
Endereço: Rua XV de Novembro, 1.299 - Alto da XV
Ingressos: R$ 10,00 ou R$ 5,00 (mais 1 kg de alimento não perecível)
Show com Raul de Souza, Ademir Cândido, Glauco Sölter e Endrigo Bettega
Data: 27 de janeiro, sábado
Horário: 19h
Local: Teatro da Caixa
Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280 - Centro
Ingressos: a definir