Há dez anos, quando o Monobloco surgiu na cena musical brasileira, seus cinco fundadores – integrantes da banda Pedro Luís e A Parede (Pedro Luís, Mário Moura, C.A. Ferrari, Sidon Silva e Celso Alvim) – não tinham ideia que uma oficina de percussão seria o início de uma longa história de sucesso.
Hoje, o grupo tem 24 músicos e faz uma média de dez apresentações por mês em todo o país, com um formato batizado de Monobloco Show. Em sua versão bloco, eles arrastam uma multidão no encerramento do carnaval carioca: 350 mil foliões em 2010.
O Monobloco é conhecido por resgatar clássicos da cultura carnavalesca nacional e incorporar ao instrumental das escolas de samba outros gêneros musicais, como funk, rock e forró. Na oficina permanente de percussão realizada no Rio de Janeiro são formados mais de 150 batuqueiros por ano.
Leia mais:
Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI
Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita
Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024
Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história
Em Londrina, no dia 4 de dezembro, a partir das 14h, no Escritório Social Club, os cantores Pedro Luís, Fábio Allman, Pedro Quental, Renato Biguli e Alexandre Momo irão interpretar desde as marchinhas tradicionais de João Roberto Kelly ao samba de Cartola e Clara Nunes, passando pelo forró de Luiz Gonzaga, até músicas do Paralamas do Sucesso, O Rappa e Cidade Negra.
No repertório, estarão canções como 'Isso aqui tá bom demais' (Dominguinhos/Nando Cordel), 'Alagados' (Bi Ribeiro /João Barone/Herbert Vianna),' Frevo mulher' (Zé Ramalho), 'Peguei um ita no norte' (Demá/Arizão/Bala/Celso Trindade/Guaracy), 'Eu só quero um xodó' (Dominguinhos/Anastacia) e 'Festa do interior' (Abel Ferreira Da Silva/Moraes Moreira).
Além das 90 apresentações que o Monobloco faz por ano em todo o Brasil, a batucada do grupo já chegou ao exterior, onde fizeram shows e ministraram oficinas de percussão. O Monobloco passou pela França e Alemanha (2001), Inglaterra (2007 e 2008), Irlanda (2007 e 2008), Austrália e Nova Zelândia (2008), Dinamarca (2008), Bélgica (2009) e Portugal (2003 e 2009). Em 2010, o grupo fará a sua primeira apresentação no Japão.
O Monobloco Show é formado por: Alessandro Valente (cavaco), Alexandre Momo (guitarra, teclado e voz), André Schmidt (chocalho e agogô), C.A Ferrari (repique), Caco Chagas (surdo, xequerê, chocalho e agogô), Carlos Cachaça (cavaco), Carlinhos Chaves (cavaco e violão de 7 cordas), Celso Alvim (regência, repique e agogô), Fábio Allman (voz e tamborim), Fábio Groove (tamborim, agogo e hi-hat), Fred Castilho (caixa), Gabriel Lopes (surdo e agogô), Gui Rodrigues (caixa), Igor Araújo (baixo e chocalho), Junior Teixeira (tamborim, mpd, agogo e hi-hat), Leo Saad (conga e agogô), Marcos Feijão (caixa), Mário Moura (surdo), Mestre Maurão (surdo, tamborim e agogô), Pedro Luís (voz), Pedro Quental (voz), Pitito (caixa), Renato Biguli (voz) e Sidon Silva (tamborim, hi-hat, agogo e pratos).
Para comemorar uma década na estrada e mais de 400 shows pelo Brasil e pelo mundo, o Monobloco acaba de lançar o DVD e CD Monobloco 10 (Universal Music, PLAP Produções Artísticas e MPB Discos e Produções). Esse é o segundo DVD da carreira do grupo (o primeiro é de 2006). Gravado ao vivo em outubro de 2009 na Fundição Progresso (Rio de Janeiro), numa noite que reuniu mais de cinco mil pessoas, o DVD traz 16 faixas, além de dois extras: Depoimentos e Desfile 2009.
'Serviço':
Show com Monobloco
Quando: sábado, dia 4 de dezembro
Horário: 14h
Preço: 2º lote: R$ 52,00 / 3º lote: R$ 62,00
Local: Escritório Social Club
Pontos de venda convite: Disk Ingresso - 3223 0014 e Academia Iron Gymnasium
Informações - 43 3325 2828