Não se atreva a assistir à instalação cênica ''Somos todos Anjos...caídos ou não'' tentando encaixá-la em gêneros como teatro, dança ou outro escaninho qualquer. Resultado de dois anos de pesquisa de Doutorado da professora Margarida (''Margha'') Morini Vine, a montagem multimídia que entra em cartaz amanhã na Casa de Cultura, em Londrina, norteia-se pelo princípio da unidade da arte.
''Trabalho com o conceito de movimento cênico no qual tudo é imagem, inclusive a palavra falada'', diz ela. A peça será apresentada nesta quinta-feira exclusivamente para a banca de examinadores acadêmicos. De sexta a domingo (dias 16, 17 e 18 de março), será aberta ao público em geral. Protagonizado por alunos e ex-alunos do curso de Artes Cênicas da UEL, o espetáculo não conta uma história com começo, meio e fim.
''Não há um roteiro linear'', assinala ela. O tema foi inspirado na história real de uma prisioneira de campo de concentração nazista que salvou diversas vidas e, devido a um erro, foi libertada dois dias antes de todas as mulheres de sua idade serem assassinadas na câmara de gás. Os pequenos milagres por ela praticados serviram de base para o desenvolvimento do trabalho.
Leia mais:
Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI
Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita
Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024
Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história
''Todos nós experimentamos pequenos milagres em nosso dia-a-dia, mas que não são percebidos enquanto tais porque estamos sempre ocupados com nossos conflitos. Pouco ligamos quando recebemos um sorriso na rua que muda o nosso dia. Não damos atenção. Mas o fato é que nós, seres humanos, vivemos porque um cuida do outro, daí o título da instalação'', diz.
Durante a encenação, o elenco interage com vídeos e fotografias enquanto a platéia percorre todo o espaço do barracão central da Casa de Cultura. As composições coreográficas do atores combinam elementos da dança, meditação e Body-Mind Centering (método de estudo do movimento baseado nos órgãos humanos e nos ruídos do corpo). O aspecto multimídia da montagem é reforçado pelo fato de que as apresentações serão gravadas, transformando um trabalho que mescla teatro, vídeo e fotografia em um (outro) produto videográfico.
As apresentações terão os lugares limitados a 30 pessos por noite. As senhas serão distribuídas 1 hora antes do início do espetáculo.
Serviço:
Instalação cênica ''Somos todos anjos... caídos ou não''
Data: de sexta-feira a domingo
Horário: 21h30
Local: Barracão central da Casa de Cultura da UEL
Endereço: R. Mato Grosso, 537, em Londrina
Ingressos: 1 kg de alimento