"O Outro Mundo de Xicão Xukuru" é o primeiro single de "O Outro Mundo de Manuela Rosário", novo disco do Mundo Livre S/A, com lançamento previsto para julho. A música é uma homenagem a Xicão Xukuru, cacique de uma aldeia em Pesqueira, no agreste pernambucano, assassinado no dia 20 de maio de 98, há exatos cinco anos. O single pode ser ouvido no site da Trama ou no site da banda.
Fred 04, líder da banda, explica que ficou sabendo sobre Xicão através de um documentário feito pela produtora TV Viva, ligada ao Centro Luís Freire, prestigiada ONG pernambucana. Ficou fascinado com a história do índio que, ainda jovem, deixou sua aldeia rumo a São Paulo. Na cidade grande, fez todo tipo de serviço, trabalhou de peão de obra e chegou a ser baterista de uma banda de rock. Até que foi vítima de uma misteriosa doença que nenhum médico conseguia diagnosticar. Xicão voltou à aldeia dos Xukuru para ser tratado pelo pajé, que descobriu o motivo da doença: o índio era predestinado a ser o cacique da aldeia e não poderia viver longe dela.
Xicão não só aceitou seu destino como também assumiu a herança cultural de seu povo. Passou também a incentivar a conscientização social e política da aldeia, principalmente no que dizia respeito ao valor de suas férteis terras. Isso começou a incomodar muita gente poderosa da região, e o cacique passou a sofrer ameaças e atentados. Num destes, acabou assassinado a tiros em frente à casa de sua irmã.
Leia mais:
Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI
Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita
Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024
Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história
"Quando assisti ao documentário, senti um compromisso em abordar isso de alguma forma", conta Fred. "A imprensa trata o caso de forma errônea, como se fosse conflito de índios. Mas houve um atentado a balas, o interesse só pode ser externo. Tem gente graúda envolvida", explica. Outros fatores também o levaram a se interessar pela história: "O nome dele era Francisco de Assis, como o de Chico Science. E tem também o lance de ele ter sido baterista. Algo estava me chamando a fazer esta música".
A banda até foi para Pesqueira, onvr participou das manifestações relativas aos 5 anos da morte de Xicão, e aproveitou para gravar cenas para o videoclipe da música. Segundo Fred, o momento é bastante oportuno para o lançamento do single, uma vez que as relações na região estão mais tensas do que nunca. O filho de Xicão, atual cacique da aldeia, sofreu recentemente um atentado, mas sobreviveu.
Em fase de finalização, "O Outro Mundo de Manoela Rosário" deve refletir o atual estado de turbulência enfrentado pela indústria fonográfica. "Procuramos questionar o formato de um CD de música pop, aliando ficção, documentário e cinema em sua estrutura", revela. O disco deve contar com reportagens feitas por Fred 04 em suas músicas. Musicalmente, Fred diz que o trabalho se encontra em algum lugar entre "Samba Esquema Noise" e "Por Pouco", respectivamente o primeiro e o último CD do grupo. "O Outro Mundo de Manuela Rosário" será lançado pelo selo Candeeiro com distribuição da Distribuidora Independente.