Boas opções não faltam para os apreciadores de música erudita em Curitiba nos próximos dias. A começar com o projeto Música no Museu, que nesta quinta-feira, 30 de junho, traz ao Museu Oscar Niemeyer o jovem pianista André Fadel, de apenas 21 anos, que em seu concerto toca obras de Bach, Chopin, Debussy, Messiaen e Scriabin.
Já no sábado, o Estação Convention Center realiza o 1º Ciclo de Música Erudita de Curitiba, com show de aniversário de 30 anos do Trio Brasileiro, que em seu recital executa obras de Beethoven, Schumann e Ravel, com destaque para o Trio de Maurice Ravel.
Música no Museu com André Fadel
Autodidata na música, Fadel começou a estudar piano aos 8 anos, incentivado pela mãe. Aos 12, descobriu o violino, mas não tardou a retomar os estudos de seu primeiro instrumento. Até que, em 2002, começou a ser orientado por Olga Kiun, conceituada professora russa radicada em Curitiba. No ano seguinte, também passou a ter aulas de análise musical com o maestro Osvaldo Colarusso, ex-regente da Orquestra Sinfônica do Paraná.
Leia mais:
Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI
Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita
Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024
Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história
André já realizou vários concertos em Curitiba, São Paulo e Joinville. Em 2003, chegou à final de três concursos nacionais, conquistando o primeiro lugar em dois deles. Em 2004, foi selecionado entre músicos paranaenses para recital da etapa paranaense do Furnas – Geração Musical, concurso destinado a jovens talentos eruditos de até 25 anos de idade. No mesmo ano, foi finalista do Concurso Nacional Fundação Magdalena Tagliaferro. No início de 2005, participou da abertura da Oficina de Música de Curitiba.
Para o programa do recital de junho no projeto Música no Museu em Curitiba, Fadel selecionou obras de Johann Sebastian Bach (Prelúdio Coral "Ich Ruf Zu Dir, Herr"; Prelúdio e Fuga em Mi Bemol Maior – Livro I), Frédéric Chopin (2 Estudos op. 10; Scherzo n.1 op 20), Olivier Messaien (Régards Sur L’Enfant-Jésus; Régard Du Père; Régard De L’Étoile), Claude Debussy (Prelúdio "Ce Qu’a Vu Le Vent D’Ouest"), Alexandre Scriabin (6 Prelúdos op. 11) e Olivier Messiaen (Régards sur L’Enfant-Jésus – I e II). Uma das obras de Chopin é um de seus quatro scherzos, que, segundo Olga Kiun, são peças de bastante virtuosismo.
O projeto Música no Museu é a versão brasileira do que acontece em alguns dos principais museus do mundo, como Louvre (Paris); Gulbenkian (Lisboa); Prado (Madrid); Metropolitan, MoMA e Guggenhein (Nova York). A par de suas atividades principais nas artes plásticas, estes importantes espaços também se abrem à música, trazendo um ganho considerável à sua densidade cultural.
30 anos de Trio Brasileiro
Foi justamente na cidade de Curitiba onde os integrantes do Trio Brasileiro tocaram juntos pela primeira vez, em 1975. Três décadas mais tarde eles retornam para apresentação única de aniversário.
Para este recital, que faz parte da programação do Ciclo Música Erudita do Estação Música, serão executadas obras de Beethoven, Schumann e Ravel, com destaque para o Trio de Maurice Ravel, uma das obras mais complexas da literatura para trios e a primeira que os músicos Gilberto Tinetti, pianista, Erich Lehninger, violinista e Watson Clis, violoncelista, executaram juntos, durante o Festival Internacional de Música de Curitiba, há três décadas.
Na ocasião, a afinidade entre os músicos foi tão grande, que eles decidiram levar a parceria adiante, formando o Trio Brasileiro. Ao longo dos anos, o repertório cresceu e eles passaram a tocar nos mais importantes festivais do Brasil e em países como Alemanha, França, Portugal e Estados Unidos, sendo reconhecidos pelo público e pela crítica especializada como referencial de trabalho sério e de alto nível no meio musical.
Para Gilberto Tinetti, pianista do Trio, a criação do Estação Música "é da máxima importância, pois Curitiba estava precisando de um incentivo em sua vida musical. Vejo que acontecem poucos eventos do gênero na cidade e já estava na hora de apresentar uma agenda erudita mais intensa, à altura de seu potencial cultural".
A apresentação do Trio Brasileiro faz parte da temporada 2005 do Estação Música, evento que foi lançado em junho deste ano, com o recital do pianista Álvaro Siviero e a participação da Orquestra de Metais Paraná Brass. Para esta temporada estão previstas outras apresentações, sempre uma vez por mês, até dezembro.
Serviço:
Música no Museu
Concerto com o pianista paranaense André Fadel
Data: 30 de Junho, quinta-feira
Horário: 20h
Local: Museu Oscar Niemeyer
Endereço: Rua Marechal Hermes, 999 - Centro Cívico
Entrada franca
Telefone: (41) 3350-4400
1º Ciclo de Música Erudita de Curitiba
Trio Brasileiro - Recital de aniversário de 30 anos
Local: Estação Embratel Convention Center – Piso Poty
Endereço: Avenida Sete de Setembro, 2775 – Rebouças
Data: 02 de julho, sábado
Horário: 20h
Ingressos: R$ 30,00 (à venda no Shopping Estação e em todas as lojas O Boticário. Estudantes com carteirinha e idosos pagam meio ingresso)
Telefone: (14) 2101-9936 e 2101-9979