O projeto Música no Museu faz mais uma apresentação nesta sexta-feira, 29 de abril, às 20h, no Museu Oscar Niemeyer. O erudito retorna ao palco com o duo Palheta ao Piano, formado por Clenice Ortigara (piano) e Jairo Wilkens (clarineta).
No programa serão apresentadas peças de Schumann, Martinü, Debussy, Guastavino e Muczinski. A apresentação será realizada no auditório do Museu e a entrada é franca.
Formado em agosto de 1999, o duo tem desenvolvido intenso trabalho de formação camerística. Clenice e Jairo já se apresentaram em importantes salas de concerto como a Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, e o Teatro Amazonas, em Manaus, entre outras.
Leia mais:
Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI
Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita
Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024
Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história
Clenice é natural de Cascavel (PR), com várias premiações já conquistadas. Wilkens, que nasceu em Vigia (PA), foi selecionado em 2004 como bolsista da entidade Vitae e também do II Festival Internacional Instrumenta Verano, na Cidade do México.
Musica no Museu é a versão brasileira do que acontece em alguns dos principais museus do mundo, como Louvre (Paris); Gulbenkian (Lisboa); Prado (Madrid); Metropolitan, MoMA e Guggenhein (Nova York). A par de suas atividades principais nas artes plásticas, estes importantes espaços também se abrem à música, trazendo um ganho considerável à sua densidade cultural.
Realizados mensalmente em museus e espaços culturais de seis capitais brasileiras (Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba), esses concertos gratuitos privilegiam a música de boa qualidade, sem distinção de procedência, escola ou época – indo da música medieval aos clássicos europeus;de compositores eruditos como Bach, Beethoven, Mozart; Villa-Lobos a nomes populares como Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha, Astor Piazzolla e Gershwin.
A interpretação fica a cargo dos melhores grupos e solistas brasileiros, além de nomes internacionais. Entre os objetivos estão a formação de novas platéias, o incentivo a jovens instrumentistas e incentivar a visita aos espaços culturais que abrem suas portas ao Música no Museu.
Até março de 2005, o projeto já havia registrado um público de 125 mil espectadores. Ao realizar cerca de 280 concertos neste ano, talvez seja a maior série de música clássica no Brasil.
No mês de maio, o Música no Museu trará a Curitiba o violonista espanhol Pablo Arrieta. O concerto será realizado no dia 26. O Música no Museu é patrocinado pelo Bradesco.
Serviço:
Música no Museu
Duo Palheta ao Piano
Clenice Oritgara (piano) e Jairo Wilkens (clarineta)
Programa:
Schumann, Martinü, Debussy, Guastavino e Muczinski
Data: 29 de abril, sexta-feira
Horário: 20h
Local: Museu Oscar Niemeyer
Endereço: Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico
Telefone: (41) 350-4400
Entrada Gratuita