Em tupi-guarani, Yamandu quer dizer ''precurssor das águas''. Significado perfeito para um músico como o gaúcho, Yamandu Costa, que deve inundar a Concha Acústica de Londrina, com seus acordes maestrios de violão nesta sexta-feira, dia 1º. Ele se apresenta na cidade a convite da Rádio Universidade FM, que em junho comemora 17 anos.
''Estou muito feliz de voltar a Londrina para participar de um projeto como esse. Faz pelo menos uns três ou quatro anos que não vou à cidade e já estava com saudade'', revelou o violonista à FOLHA2, por telefone, enquanto seguia entre emissoras de rádio e canais de televisão uruguaios. Ele se apresentou ontem, no Teatro Solís, em Montevidéu.
O músico, com todo e particular domínio do violão, é um dos poucos que conseguem ir do popular ao erudito sem perder a técnica precisa e a qualidade desejada pelos bons apreciadores da música brasileira. ''É essa capacidade de trilhar entre estilos tão variados que fez com que o escolhêssemos para abrir a programação de aniversário da Rádio'', revelou a diretora da emissora, Cristina Côrtes.
Leia mais:
Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI
Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita
Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024
Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história
Segundo afirmou, a Rádio Universidade que também busca essa diversidade erudito-popular na programação, quer atingir novos públicos, a exemplo do artista. ''Sabemos que o Yamandu tem feito shows à tarde, para um público mais jovem. Essa ampliação de público é o que também queremos''. O próprio violonista completou: ''Esses shows fazem parte de projetos que participamos, como a Virada Cultural que aconteceu em São Paulo. Na verdade essa questão de buscar novos públicos e transitar entre erudito e popular, para mim, acontece naturalmente. É só colocar a música em primeiro lugar''.
Prova dessa ''pluralidade natural'', está no CD Yamandu + Dominguinhos, recém-lançado pelo selo Biscoito Fino. Com 15 faixas instrumentais, o disco toca diversos estilos brasileiros, traz composições dos dois músicos e também clássicos da música nacional, como ''Asa Branca'' (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira), ''Wave'' (Tom Jobim) e ''João e Maria'' (Sivuca e Chico Buarque). Os destaque da produção ficam para as faixas ''Domingando'' (Dominguinhos), ''Bonitinho'' (Yamandú/Dominguinhos) e ''Bagualito'' (Yamandú).
Aqui na cidade, Yamandu será acompanhado do acordeonista Alessando Kramer, de Florianópolis (SC), com quem o músico diz já ter um repertório pré-estabelecido. ''Já temos algumas músicas que tocamos juntos, mas o repertório será definido aí, antes do show. O que vamos apresentar com certeza será a música Liber Tango, do (Astor) Piazzolla e algumas produções minhas''.
A promoção da Rádio Universidade tem apoio da Sercomtel, da Secretaria da Cultura de Londrina e do Banco Itaú. O show está marcado para às 20 horas e, caso chova, será transferido para o Teatro Ouro Verde. ''O espaço lá já está reservado. O que acontecerá se chover é que teremos que distribuir os ingressos que serão, pela capacidade do Ouro Verde, limitados. Mas nesse caso, os londrinenses podem acompanhar as informações do show pela própria programação da rádio'', informou Cristina.
O violonista toca em Londrina na sexta e, já no sábado, faz apresentação na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, com a Orquestra Sinfônica Brasileira, sob regência de Kurt Masur. De lá, ele segue para a Festa da Música, em Belo Horizonte, onde se apresenta no domingo, dia 3.
Leia também:
> Produções radiofônicas de Londrina serão destaque em junho
Serviço:
Yamandu Costa
Festa em comemoração do aniversário da Rádio Universidade FM
Data: 1º de junho, sexta-feira
Horário: 20 horas
Local: Concha Acústica
Endereço: Praça 1º de Maio, Região Central de Londrina
Entrada franca