Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Fique ligado!

Neil Young segue Bob Dylan e vende metade dos direitos autorais de suas canções

Folhapress
06 jan 2021 às 17:11
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


O músico canadense Neil Young vendeu metade da participação em suas músicas para a empresa de investimentos britânica Hipgnosis Songs Fund Limited. O acordo, anunciado nesta quarta-feira (6), inclui todas as 1.080 canções escritas pelo artista em sua carreira solo e com bandas como Buffalo Springfield e Crosby, Stills, Nash & Young.

Compositor de clássicos como "Heart of Gold", "Harvest" e "Old Man", Neil Young costumava ser contra o uso de suas músicas em peças de publicidade. No vídeo que acompanha a canção "This Note's for You", de 1988, ele chega a debochar de artistas como Michael Jackson, Whitney Houston e Eric Clapton, que eram a favor da prática.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo a Rolling Stone, os detalhes sobre valores e termos da negociação não foram divulgados. Em nota enviada à revista, o fundador da empresa que comprou os direitos, Merck Mercuriadis, disse que não vai usar as músicas do artista para "vender fast food", em alusão a uma declaração de Young de 1973, quando disse ter recusado a oferta de uma empresa de hambúrguer para usar "Heart of Gold" em seu comercial.

Leia mais:

Imagem de destaque
Apoio

Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI

Imagem de destaque
Homem atemporal em 2023

Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita

Imagem de destaque
The Tour em São Paulo

Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024

Imagem de destaque
The Eras Tour

Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história


Mercuriadis disse que comprou seu primeiro álbum de Neil Young quando tinha sete anos e considera o artista um ídolo. "Eu construí a Hipgnosis para ser uma empresa da qual Neil gostaria de fazer parte", disse. "Temos integridade, ética e paixão comuns nascidos da crença na música e nessas canções importantes."

Com isso, Neil Young se tornou o mais recente da lista de artistas a vender pelo menos parte da participação em suas músicas. Há um mês, a Universal Music anunciou a compra de todo o catálogo de composições de Bob Dylan, com mais de 600 canções, incluindo os clássicos "Blowin 'in the Wind", "The Times They Are A-Changin'" e "Like a Rolling Stone".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade