Neste final de semana, duas cidades paranaenses têm a honra de receber a visita de Nelson Sargento, a história viva da música popular brasileira. Membro da Velha Guarda da Mangueira, Sargento é um dos maiores sambistas ainda vivos.
Ele realiza na sexta-feira (em Curitiba) e no sábado (em Antonina) o show comemorativo de seus 80 anos de vida. Na noite de sexta ele sobe ao palco do Cine Música Bar com o grupo curitibano Ebubu Fulô, formado por um supertime de músicos do samba e do choro: Vinicius Chamorro (violão) e Julião Boêmio (cavaquinho), Daniel Miranda (clarinetiste) e Zezinho do Pandeiro. O show conta ainda com uma participação especial de ex-integrantes do grupo Gente Boa da Melhor, repetindo um encontro antológico de 1999, quando fizeram juntos uma apresentação memorável.
Antonina recebe o velho sambista no sábado, dia 10 de julho, para o show de abertura do 14º Festival de Inverno da UFPR, no palco montado na Rua Principal da cidade. Nas duas ocasiões, Sargento estará acompanhado por um excelente time de músicos: Bartholomeu Wise (violão seis cordas), Afonso Machado (bandolim), Ronaldo Mattos (percussão), Marcio Almeida (cavaquinho), Marlon Macarrão (pandeiro) e Artur Sorriso (surdo). É interessante citar que os dois últimos desta lista são paranaenses. Esta foi uma das exigências de Nelson Sargento para o show de Antonina: incluir dois músicos locais em sua banda.
Leia mais:
Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI
Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita
Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024
Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história
Uma longa vida dedicada às artes
Os dois shows no Paraná entram no calendário comemorativo de Nelson Sargento, que no próximo dia 25 completa 80 anos. Uma vida dedicada não só ao samba, mas às artes em geral. Além de compositor e instrumentista de renome internacional, Sargento é pintor (ele prometeu levar seus quadros para exibir e vender em suas apresentações), pesquisador musical, escritor e ator, tendo participado de vários filmes, clipes e minisséries. Um trabalho multimídia que tornou Sargento referência da cultura brasileira do Rio de Janeiro ao Japão.
Foi integrante do conjunto "A voz do Morro", ao lado do Paulinho da Viola, Zé Ketti, Elton Medeiros, Jair da Costa, Anescarzinho e José da Cruz. Autor de "Primavera - Quatro Estações do Ano" samba - enredo da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, em 1955, em parceria com seu padrasto Alfredo Português, que certamente é um dos mais belos sambas enredo deste século.
Parceiro do Cartola, Carlos Cachaça, Darcy da Mangueira e o caçula Daniel Gonzaga, em sambas considerados antológicos por críticos, como Sérgio Cabral. Ao todo, o velho sambista coleciona um número superior a quatrocentas musicas, entre elas a pérola "Samba, Agoniza, mas não morre", que traduz o sentimento do povo carioca, ao gênero que o consagrou mundo afora.
É também de sua autoria os livros "Prisioneiro do Mundo" e "Um certo Geraldo Pereira". Ator nos filmes "O Primeiro Dia" de Walter Salles e Daniela Thomas, "Nelson Sargento da Mangueira" de Estevão Pantoja, "Orfeu do Carnaval" de Caca Diegues, entre outros.
Tarefa complicadíssima é resumir toda a carreira de Nelson Sargento em uma única matéria. Mas só pelo que foi exposto acima, não há como negar que esta visita ao Paraná será uma oportunidade única (e imperdível) de ver em ação um dos representantes vivos do samba, em atividade desde o começo do século, e ainda cheio de energia para realizar uma grande apresentação.
Serviço:
Nelson Sargento - Show de 80 Anos
Data: 09 de julho, sexta-feira
Local: Cine Música Bar
Endereço: Rua João Gualberto, 81
Horário: 22h
Telefone: (41) 3024-8081
Ingressos: R$ 10
Informações: Nelson Sargento toca com os músicos do grupo Ebubu Fulô e com ex-integrantes do Gente Boa da Melhor Qualidade. CDs e quadros de Nelson Sargento estarão à venda no local
Data: 10 de julho, sábado
Evento: 14º Festival de Inverno da UFPR, em Antonina (litoral do Paraná)
Local: Palco montado na Rua Principal
Horário: 22h
Telefone: (41) 310-2634 e 310-2684
Entrada franca
Informações: Nelson Sargento toca com quatro músicos cariocas e dois paranaenses. CDs e quadros de Nelson Sargento estarão à venda no local