Curitiba – Tudo era ainda muito novo no terreno do hardcore, ainda no começo dos anos 80. Os ruídos que saíam de três acordes velozes, descendentes do punk rock ramônico, ainda ecoavam nas vozes dos Sex Pistols, The Clash e Dead Kennedys quando várias bandas começaram a entender a mensagem. "Do It Yoursef", ou "Faça Você Mesmo", era o que diziam. Assim muita gente começou a fazer e, em 1983, nascia o som cru do NOFX, que volta a se apresentar em Curitiba com o que sabe fazer de melhor: o hardcore melódico.
O hardcore cru, mesclado com uma certa referência ao metal, deu lugar a guitarras mais urgentes e uma ou outra melodia em "S&M Airlines" – produzido por Mr. Brett, do Bad Religion, na Epitaph Records – e "Liberal Animation". O sucesso veio em seguida, com "Ribbed" e "White Trash Two Heebs and a Bean", já no começo dos anos 90, quando o guitarrista El Hefe incorporou ao grupo um estilo mais pop. NOFX tornava-se então o expoente máximo do hardcore melódico e influência para bandas como Green Day, Lagwagon, No Use For a Name, entre outras.
A banda oscilou entre momentos muito "pop" – apesar de nunca ter veiculado um clipe sequer na MTV, alguns fãs acharam que o som ficou muito "bonitinho" com o passar dos anos –, entre músicas que falam apenas sobre bobagens e farra, com um certo engajamento. Fat Mike (vocal e baixo) e Eric Melvin (guitarra) nunca deixaram de mostrar o descontentamento com o governo norte-americano, especialmente diante dos Bush, seja o pai ou o filho. O álbum "Punk in Drublic" é uma "homenagem" do grupo aos políticos.
Leia mais:
Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI
Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita
Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024
Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história
Hardcore melódico, pop punk, seja lá o que for, o NOFX tem uma legião de fãs, que lotaram o extinto Aeroanta, em Curitiba, em 1997. Apesar da mancada da produção do evento – que deixou a banda descontente – a apresentação foi memorável para muitos, em uma época em que o Brasil não era assim um lugar tão acessível para bandas como o NOFX.
As coisas mudaram um pouco, as bandas internacionais têm desembarcado por aqui com mais freqüência e NOFX está de volta, com a turnê do décimo álbum, "Wolves In Wolves' Clothing". Com a mesma atitude – xingando hippies, yuppies e vegetarianos – e o mesmo bom humor de sempre. E claro, com o contagiante hardcore melódico com o qual fizeram fama, com canções como "Linoleum", "Moron Brothers", "Please Play This Song On The Radio", "Stick in My Eye", "The Longest Line", entre outras.
Serviço:
NOFX em Curitiba
Abertura com a banda Square
Data: 30 de setembro, sábado. Os portões estarão abertos a partir das 16 horas e a banda curitibana Square toca às 19 horas. O NOFX começa a apresentação a partir das 21 horas.
Local: Curitiba Master Hall
Encereço: Rua Itajubá, 143 – Portão
Preço: R$ 100,00 para quem doar 1 quilo de alimento ou apresentar carteirinha de estudante. Mesa para 4 pessoas a R$ 1.000,00
Pontos de Venda: Disk Ingressos (3315-0808), Lojas Sumatra Surf Co. (shoppings Barigui, Total, Cidade, Portal Plaza, Omar e Garcez), Michelli Board Shop (São José dos Pinhais). Camarotes à venda pelo Disk Ingressos
Informações: (41) 3315-0808 ou 3248-1001