Eles surgiram em 1966, revolucionaram o rock brasileiro com novos elementos musicais, distorção, arranjos de estúdios e uma irreverência nunca vista pelos brasileiros até então. Arnaldo Baptista, Rita Lee e Sérgio Dias foram os precursores do rock psicodélico, do progressivo e do tropicalismo.
Trinta e três anos depois de gravarem o primeiro CD, os novos 'mutantes' Bia Mendes - antiga backing vocal que acompanha o grupo desde 1991, Fábio Recco nos vocais, além de Dinho Leme (bateria), Simone Sou (percussão), Henrique Peters (teclados, flauta doce e vocais), Vitor Trida (teclados, flautas, viola, cello e vocal) e Vinícius Junqueira (baixo) estão em processo de finalização do novo trabalho do grupo.
Entre as canções que deverão se tornar sucesso estão 'Mutantes Depois', 'Singing the Blue' uma parceria de Bia Mendes, que entrou no lugar de Zélia Duncan, e Erasmo Carlos, 'Careca', composição especial de Jorge bem Jor para a banda paulista, além de 'Samba do Fidel', 'Anagrama' e 'Dois mil e agarrum'.