Com texto e direção de Edson Bueno, o personagem de quadrinhos conhecido como O Gralha ganha os palcos de teatro depois de ser adaptado para o cinema em dois curtas-metragens.
O herói curitibano está no espetáculo "Curitiba, Cidade do Pecado", uma montagem da Cia Máscaras de teatro que adapta fielmente o espírito dos quadrinhos. Inspirado em roteiros escritos por José Aguiar (um dos criadores e desenhistas do personagem), o texto costura diversas cenas de histórias publicadas e de outras ainda inéditas do Gralha.
Nele, o dilema do adolescente Gustavo Gomes é dividir sua vida pessoal de adolescente com a vida de herói em busca de justiça. Na trama, o vilão "O Craniano" está abduzindo todas as personalidades pensantes de Curitiba, restando apenas a mediocridade à cidade.
Leia mais:
Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI
Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita
Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024
Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história
Uma comédia crítica sobre o povo de Curitiba e sua maneira de se enxergar diante do mundo. Nada mais apropriado numa cidade onde o maior herói é alguém fantasiado como a ave-símbolo do Paraná.
Sobre o personagem
O Gralha é uma criação conjunta de José Aguiar, Tako x, Antonio Eder Augusto Freitas, Luciano Lagares, Edson Kohatsu, Nilson Mueller e Alessandro Dutra (que elaborou a primeira versão do visual do herói). Na sua primeira aparição, o roteirista Gian Danton escreveu o texto da aventura.
A primeira história do Gralha foi publicada na revista Metal Pesado Especial- 15 anos da Gibiteca de Curitiba, em 1997, revista vencedora do Troféu HQ mix de melhor revista mix de quadrinhos daquele ano.
Entre 1998 e 2000, o personagem teve uma página semanal de quadrinhos no jornal Gazeta do Povo. Aventuras essas reunidas em livro, lançado pela editora Via lettera em todo o Brasil em 2001 e recebeu o Troféu HQ mix de melhor álbum de ficção .
Em 2002 o personagem chegou ao cinema num curta-metragem dirigido pelo cartunista Tako X, vencedor do prêmio de melhor filme do juri popular do VII Festival de Cinema de Curitiba. Filme esse que ganhou continuação em 2004.
Agora em março de 2005 o personagem chega aos palcos. Em abril ele será destaque na revista Wizard, da editora Panini Comics e terá uma HQ de José Aguiar publicada na mesma revista.
Serviço:
O Gralha em "Curitiba, Cidade do Pecado"
Adaptação e direçao de Edson Bueno.
Inspirado em histórias em quadrinhos escritas por José Aguiar.
Com: João Luiz Fiani , Marino Jr, Fábio Silvestri, Mateus Zucolotto e grande elenco.
Local: Teatro Lala Schneider
Endereço: Rua Treze de Maio, 629 (Largo da Ordem)
Telefones: (41) 232-8108 e 323-7390
Datas e horários: Dias 21, 23, 25 e 26 de março às 24h. Dia 22 às 18h. Dia 24 às 21h