Quando o longa-metragem ‘Gaijin 2’ entrar em cartaz, em 2005, uma turma de londrinenses terá um motivo bastante particular para assistir às cenas rodadas na cidade pela diretora Tizuka Yamazaki.
É que além de parte da história ser ambientada no Norte do Paraná, com participação de atores e coadjuvantes locais, os carros dirigidos pelos personagens também trazem terra vermelha colada a seus pneus.
‘Quatorze veículos do Clube do Carro Antigo participaram das filmagens’ – diz o empresário Waldemar Maran, com um álbum de fotos nas mãos.
Leia mais:
Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI
Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita
Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024
Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história
Ele é presidente do Clube, responsável pela organização do 1º Encontro Norte-Paranaense de Veículos Antigos, inaugurado neste sábado, 04 de setembro, no Museu Histórico de Londrina. O público poderá visitar a exposição das 9 às 18 horas.
A Mostra prossegue até o dia 7 desse mês apresentando automóveis fabricados entre as décadas de 20 e 70. Figuram exemplares como o Chevrolet Pick Up (1925), Ford ‘A’ Phaeton (1928), Ford Superdeluxe Sedan-Coupe (1947), Mercedes Benz 1705 (1950), Chevrolet Bel Air Conversível (1955), Cadillac Fleetwood Sedan Hardtop (1959), Chevrolet Impala Sedan (1961) e Porsche 914 (1973).
‘Há muito tempo tentamos fazer uma exposição, mas sempre faltou participantes. Desta vez, conseguimos mobilizar aficionados tanto de Londrina como da região e também de Curitiba’ – conta Maran, dono de seis veículos do arco da velha.
O Clube existe desde 1993. De lá para cá, os associados mostraram os carros em várias cidades da região e em eventos menores de Londrina, como a Semana do Trânsito, a Semana da Árvore, a Festa da 3ª Idade, a Festa do Clube Hípico e a Festa do Pioneiro. Será a primeira vez que participam de uma exposição de grande porte.
Os apaixonados pelo hobby tem até hoje para se inscrever no evento através do site www.carroantigo.com. A estimativa é que o Encontro reúna 50 carros de Londrina, 50 de Curitiba e 30 do Norte do Estado.
A maciça adesão, contudo, acabou trazendo um problema para os organizadores: após um levantamento, eles constataram que o espaço externo disponível no Museu Histórico não comportaria tantos veículos.
Para não frustrar as expectativas, pleitearam uma licença junto à Prefeitura para utilizar também o pátio do Museu de Arte (antiga Rodoviária).
Maran salienta que uma das intenções do evento é conquistar simpatizantes para o projeto de construir um Museu de Carro Antigo em Londrina. ‘Já temos um terreno de 4.500 m na Avenida Henrique Mansano (a que passa em frente do Estádio do Café), que foi doado pelo Município. Precisamos criá-lo’ – diz.
Pensando na futura instituição, ele sonha com a realização de cursos para mecânicos e restauradores. ‘A idéia é ensinar os jovens, porque não contamos com empresas especializadas na área. São os próprios antigomobilistas que mantêm oficinas em casa para seus veículos’ – ressalta.
O empresário lembra ainda que alguns automóveis antigos costumam trazer placas pretas, reguladas pelo Código de Trânsito Brasileiro.
Elas identificam os modelos clássicos com mais de 30 anos e que apresentam 80% de suas características originais. Para ostentá-las, o veículo é submetido a uma vistoria de um Clube do gênero.
Com o laudo na mão, o proprietário dirige-se até o Detran, que fornece o certificado de originalidade e as placas especiais. Na exposição, o público poderá conferir alguns desses eleitos, todos combinando originalidade, raridade e conservação.
Seriviço:
1º Encontro Norte-Paranaense de Veículos Antigos
Data: de 04 a 07 de setembro, sábado a terça-feira
Horário: das 9 às 18 horas
Local: Museu Histórico de Londrina
Endereço: Rua Benjamin Constant, 900