Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

O passado sobre quatro rodas

Nelson Sato - Folha de Londrina
04 set 2004 às 17:25

Compartilhar notícia

Waldemar Maran ao lado de um Mercedes Benz de 1971: mostra no Museu Histórico traz pessoas de todo Estado à cidade - Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Quando o longa-metragem ‘Gaijin 2’ entrar em cartaz, em 2005, uma turma de londrinenses terá um motivo bastante particular para assistir às cenas rodadas na cidade pela diretora Tizuka Yamazaki.

É que além de parte da história ser ambientada no Norte do Paraná, com participação de atores e coadjuvantes locais, os carros dirigidos pelos personagens também trazem terra vermelha colada a seus pneus.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


‘Quatorze veículos do Clube do Carro Antigo participaram das filmagens’ – diz o empresário Waldemar Maran, com um álbum de fotos nas mãos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Apoio

Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI

Imagem de destaque
Homem atemporal em 2023

Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita

Imagem de destaque
The Tour em São Paulo

Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024

Imagem de destaque
The Eras Tour

Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história


Ele é presidente do Clube, responsável pela organização do 1º Encontro Norte-Paranaense de Veículos Antigos, inaugurado neste sábado, 04 de setembro, no Museu Histórico de Londrina. O público poderá visitar a exposição das 9 às 18 horas.

Publicidade


A Mostra prossegue até o dia 7 desse mês apresentando automóveis fabricados entre as décadas de 20 e 70. Figuram exemplares como o Chevrolet Pick Up (1925), Ford ‘A’ Phaeton (1928), Ford Superdeluxe Sedan-Coupe (1947), Mercedes Benz 1705 (1950), Chevrolet Bel Air Conversível (1955), Cadillac Fleetwood Sedan Hardtop (1959), Chevrolet Impala Sedan (1961) e Porsche 914 (1973).


‘Há muito tempo tentamos fazer uma exposição, mas sempre faltou participantes. Desta vez, conseguimos mobilizar aficionados tanto de Londrina como da região e também de Curitiba’ – conta Maran, dono de seis veículos do arco da velha.

Publicidade


O Clube existe desde 1993. De lá para cá, os associados mostraram os carros em várias cidades da região e em eventos menores de Londrina, como a Semana do Trânsito, a Semana da Árvore, a Festa da 3ª Idade, a Festa do Clube Hípico e a Festa do Pioneiro. Será a primeira vez que participam de uma exposição de grande porte.


Os apaixonados pelo hobby tem até hoje para se inscrever no evento através do site www.carroantigo.com. A estimativa é que o Encontro reúna 50 carros de Londrina, 50 de Curitiba e 30 do Norte do Estado.

Publicidade


A maciça adesão, contudo, acabou trazendo um problema para os organizadores: após um levantamento, eles constataram que o espaço externo disponível no Museu Histórico não comportaria tantos veículos.


Para não frustrar as expectativas, pleitearam uma licença junto à Prefeitura para utilizar também o pátio do Museu de Arte (antiga Rodoviária).

Publicidade


Maran salienta que uma das intenções do evento é conquistar simpatizantes para o projeto de construir um Museu de Carro Antigo em Londrina. ‘Já temos um terreno de 4.500 m na Avenida Henrique Mansano (a que passa em frente do Estádio do Café), que foi doado pelo Município. Precisamos criá-lo’ – diz.


Pensando na futura instituição, ele sonha com a realização de cursos para mecânicos e restauradores. ‘A idéia é ensinar os jovens, porque não contamos com empresas especializadas na área. São os próprios antigomobilistas que mantêm oficinas em casa para seus veículos’ – ressalta.

Publicidade


O empresário lembra ainda que alguns automóveis antigos costumam trazer placas pretas, reguladas pelo Código de Trânsito Brasileiro.


Elas identificam os modelos clássicos com mais de 30 anos e que apresentam 80% de suas características originais. Para ostentá-las, o veículo é submetido a uma vistoria de um Clube do gênero.


Com o laudo na mão, o proprietário dirige-se até o Detran, que fornece o certificado de originalidade e as placas especiais. Na exposição, o público poderá conferir alguns desses eleitos, todos combinando originalidade, raridade e conservação.


Seriviço:
1º Encontro Norte-Paranaense de Veículos Antigos

Data: de 04 a 07 de setembro, sábado a terça-feira
Horário: das 9 às 18 horas
Local: Museu Histórico de Londrina
Endereço: Rua Benjamin Constant, 900


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo