Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Ópera por apenas 1 Real

Redação Bonde
29 set 2003 às 17:25

Compartilhar notícia

A série "L’Opera Illustrata" faz apresentações didáticas, exibindo de trechos de óperas ao vivo com comentários de maestros, músicos e professores - Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O oratório "Colombo", de Carlos Gomes (1836 – 1896), é a próxima atração da série "L’Opera Illustrata", realizada pela Fundação Cultural de Curitiba. A obra será apresentada nesta terça-feira, 30 de setembro, às 19 horas, no Teatro Londrina, pelos cantores líricos Douglas Hahn, Candice Mascarello, Daniel Lorenzato, Josiane del Pozzo, Alberto Battistella e Ricardo Caldas. A direção artística do espetáculo é de Neyde Thomas e a direção cênica, de Márcio Abreu e Beto Lanza.

Seguindo a proposta do programa, o maestro Emanuel Martinez, regente da orquestra da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, faz explanações sobre as cenas, ao longo do espetáculo. Apresentado pela primeira vez em 12 de outubro de 1892, com libreto de Albino Falanca, o Oratório Colombo foi composto em homenagem ao 4º Centenário do Descobrimento da América.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na obra, Carlos Gomes – considerado um dos mais importantes compositores brasileiros, principalmente no campo operístico – imprimiu caráter cênico ao contar uma história de grande importância para o continente americano, por meio da dramatização da vida de Cristóvão Colombo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Apoio

Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI

Imagem de destaque
Homem atemporal em 2023

Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita

Imagem de destaque
The Tour em São Paulo

Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024

Imagem de destaque
The Eras Tour

Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história


Didivida em dois atos, a encenação transforma a saga de Colombo num sonho visionário de um amante desiludido, que consegue, de forma inaudita, o apoio de um rei pouco firme, que depende da intuição de sua esposa. Os principais personagens são Cristóvão Colombo, interpretado por Douglas Hahn, o rei Fernando (Daniel Lorenzato) e a rainha Isabel, da Espanha (Candice Mascarello).

Publicidade


A obra reflete a forte presença do catolicismo enquanto religião e mesmo ideal de expansão. De acordo com a narrativa, Colombo conhece sua amada em uma pequena igreja, busca auxílio junto a um frei e seus reis, o seu país é católico e a idéia da expansão da doutrina cristã se encontra entre os objetivos de sua missão náutica. Colombo faz a viagem a bordo da caravela "Santa Maria", cujo hino ("Ave Maris Stella") o impede de cometer suicídio.


O Oratório Colombo foi composto quatro anos antes da morte de Carlos Gomes, em 1896, quando era diretor do Conservatório de Belém, no Pará. O sucesso internacional do compositor, entretanto, veio bem antes, em 1870, quando apresentou no Teatro Scala de Milão a ópera "Il Guarany", baseada no romance homônimo de José de Alencar.

Publicidade


"O Guarani" foi encenado nos mais importantes palcos do mundo. A partir de então, sua carreira e sua produção voltaram-se para a Itália, onde escreveu as óperas "Fosca" (1873), "Salvador Rosa" (1874), "Maria Tudor" (1897) e "Condor" (1891). Apesar do italianismo de suas obras, há fortes indícios nacionalistas nos temas e na exuberância melódica e rítmica.


A série "L’Opera Illustrata" vem sendo realizada com grande sucesso desde o ano passado. Várias óperas já foram apresentadas em concertos didáticos, onde a exibição de trechos de óperas ao vivo se mescla com comentários de maestros, músicos e professores, e com exibição em vídeo das principais montagens internacionais. Até o final deste ano ainda serão apresentadas duas óperas: "Julius Caesar", de Georg Friedrich Händel (em 28 de outubro), e "Cavalleria Rusticana", de Pietro Mascagni (em 25 de novembro).


Serviço:
Programa L’Opera Illustrata – "Colombo", de Carlos Gomes

Local: Teatro Londrina - Memorial de Curitiba
Endereço: R. Claudino dos Santos, s/n - Centro
Data: 30 de setembro, terça-feira
Horário: 19 horas
Ingressos: R$ 1,00


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo