O músico indiano Ravi Shankar morreu nesta terça-feira (11) aos 92 anos em um hospital em San Diego, na Califórnia.
Shankar, o pai de Norah Jones, estava doente desde 2011. Ele sofria com problemas respiratórios e cardíacos e, na última quinta-feira (6), se submeteu a uma intervenção cirúrgica para substituir uma válvula cardíaca.
Ele vivia nos Estados Unidos e ajudou a popularizar a cítara indiana, um instrumento de cordas, tocando com estrelas internacionais como os Beatles.
Em uma carreira de mais de 70 anos, ele recebeu três prêmios Grammy e a maior honraria oficial da Índia, o Bharat Ratn, em 1999.
As duas filhas de Shankar - Anoushka Shankar e Norah Jones - também seguiram a carreira musical com sucesso.
O primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, descreveu Shankar como "um patrimônio nacional".
Mesmo doente realizou um show ao lado da filha Anoushka no dia 4 de novembro em Long Beach, no condado de Los Angeles. Esta foi sua última aparição pública.
Antes de passar pela intervenção cardíaca, Shankar teve conhecimento que seu álbum "The Living Room Sessions Part 1" foi indicado à próxima edição do Grammy.
A família ainda não anunciou como serão as cerimônias póstumas. (Com informações da BBC e agências internacionais)