Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Pedro Bial lança o livro "Roberto Marinho" em Curitiba

Redação Bonde
27 jun 2005 às 17:28

Compartilhar notícia

Pedro Bial narra a incrível capacidade de observação do "Doutor Roberto" que, segundo ele, lia olhares, gestos para entender o comportamento humano - Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Entrevistar mais de 70 personagens e presidentes da República, trabalhar em mais de 170 horas de gravações, analisar mais de quatro mil documentos que atravessaram os séculos XIX, XX e chegaram até o início do XXI, verificar pedaços frágeis de papéis amarelados pelo tempo, relatórios e informes secretos de governos.

Esse foi o esforço que o jornalista Pedro Bial fez para descrever a biografia de Roberto Marinho - um dos brasileiros mais importantes do século XX e que construiu o maior império de comunicações do país e um dos maiores do mundo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


E para quem quiser saber os detalhes e os desafios dessa grande reportagem, o próprio Pero Bial vem a capital paranaense para fazer um bate-papo com o público e autografar a obra "Roberto Marinho". O evento será realizado nesta terça-feira, 28 de junho, às 19h, na Livrarias Curitiba Megastore do ParkShopping Barigüi, com entrada franca.

Leia mais:

Imagem de destaque
Apoio

Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI

Imagem de destaque
Homem atemporal em 2023

Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita

Imagem de destaque
The Tour em São Paulo

Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024

Imagem de destaque
The Eras Tour

Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história


Curiosidades
Na obra, o apresentador do programa Fantástico narra a incrível capacidade de observação do "Doutor Roberto", assim chamado pelos colegas de trabalho, que conseguia ler olhares, gestos e entender o comportamento humano.

Publicidade


Da mesma forma, relata características pessoais de um homem teimoso, que se cercava de pessoas mais velhas e sabia desfrutar dessas companhias para observar a experiência dos mais jovens e com eles aprender ainda mais.


"Antes de começar a pesquisa, não sabia muito sobre o Roberto Marinho. Quer dizer, tinha muita admiração por ele, mas não o conhecia de verdade. Só o vi algumas vezes no corredor. Não tinha muita identificação", diz Bial.

Publicidade


Mas isso mudou quando o autor percebeu em Roberto Marinho um grande observador da natureza humana, obstinado nos esportes e nos negócios. "Era um homem com uma incrível capacidade de expressão, era muito engraçado. E como era teimoso! Aprendi muito", ressalta o jornalista.


"Essa não é a biografia de um indivíduo que completaria cem anos no dia 3 de dezembro de 2004, mas a história do que pode ser um indivíduo", completa.

Publicidade


Perfil
Pedro Bial se formou em jornalismo pela PUC-RJ em 1980. Em 81, entrou para a Rede Globo, por meio de um curso de formação em telejornalismo. Substituiu a apresentadora Leda Nagle nas entrevistas especiais de sábado, para o Jornal Hoje, em 83. Um ano depois, entrou para a equipe do Globo Repórter como jornalista exclusivo. A experiência durou até 1988, quando foi chamado para assumir o posto de correspondente internacional, em Londres.


Durante os oito anos em que trabalhou no exterior, Pedro acompanhou os acontecimentos mais importantes da segunda metade do século XX, como a queda do Muro de Berlim, a Guerra do Golfo e o fim da URSS.

Publicidade


A poesia sempre foi uma das paixões de Bial, desde os tempos de Os Camaleões, grupo de recitais que formou na década de 80 junto com Claufe Rodrigues e Luiz Petry, editor e colega de trabalho no Fantástico. Hoje, participa do "Ver o Verso", com o mesmo Claufe Rodrigues, mais Mano Melo e Alexandra Maia.


Autor de três livros, entre eles "Crônicas de Repórter", Pedro também passou pelo cinema: da obra de Guimarães Rosa, retirou o material e a inspiração para dirigir o filme "Outras Estórias" e o documentário "Os Nomes Do Rosa".


Serviço:
Lançamento do livro "Roberto Marinho", com a presença do autor Pedro Bial

Data: 28 de junho, terça-feira
Horário: 19h
Local: Livrarias Curitiba Megastore do ParkShopping Barigui
Entrada franca
O livro tem 390 páginas e custa R$ 39,00


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo