Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Pedro Paulo Rangel continua este final de semana no Teatro da Caixa com espetáculo "Soppa de Letra"

Redação Bonde
20 set 2007 às 17:28

Compartilhar notícia

O repertório engloba grandes nomes da MPB (Chico Buarque e João Bosco), samba (Adoniran), poesia (Ferreira Gullar) e até hip hop (Nega Giza e MV Bill) - Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Prossegue no Teatro da Caixa, neste final de semana (dias 21, 22 e 23 de setembro), o espetáculo "Soppa de Letra" que rendeu ao ator Pedro Paulo Rangel o Prêmio Shell de melhor ator em 2005 e já emocionou mais de 25 mil pessoas em temporadas no Rio de Janeiro e em São Paulo.

No espetáculo, Pedro Paulo Rangel dramatiza as letras de canções mais e menos conhecidas, interpretando personagens e situações de letristas da MPB. Produzido pelo próprio ator, "Soppa de Letra" percorre em quase sete dezenas de letras – na íntegra (a imensa maioria) ou não – um longo e variado trajeto da palavra na nossa música popular.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Um trio de instrumentistas apóia o ator: Lena Verani (clarinete e clarone), André Agra (violão e cavaquinho) e Éber de Freitas / Fabiano Salek ( revezando na percussão).

Leia mais:

Imagem de destaque
Apoio

Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI

Imagem de destaque
Homem atemporal em 2023

Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita

Imagem de destaque
The Tour em São Paulo

Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024

Imagem de destaque
The Eras Tour

Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história


Com mais de três décadas de teatro profissional na bagagem, o ator – que em 1994 soube dar admirável vida cênica ao célebre, requintado e canônico Sermão da Quarta-feira de Cinza, do orador sacro e missionário jesuíta do século XVII Padre Antônio Vieira – acalentava há tempos o desejo de emprestar seu talento a um recital de poesias. E, desde que ouviu um locutor declamar as letras dos Beatles num programa de rádio, descobriu a vontade de que o recital girasse em torno de letras do nosso cancioneiro popular.

Publicidade


Na verdade, essa foi se tornando uma espécie idéia fixa. Ao longo de cinco anos Pedro Paulo Rangel dedicou-se a ouvir e coletar letras que, despidas da respectiva melodia, pudessem se prestar a uma interpretação cênica. No meio do caminho, teve o privilégio de ser escolhido para dar voz aos poemas do genial poeta mato-grossense Manoel de Barros, em CD da coleção Poesia Falada, lançado pelo selo Luz da Cidade, uma experiência que só fortaleceu o objetivo inicial.


As músicas
Que ninguém espere um passeio turístico. A Soppa de PP permite-se ir da poesia pura ("Soneto da Separação", de Vinícius de Moraes, e "Traduzir-se", de Ferreira Gullar, musicadas por Tom Jobim e Raimundo Fagner, respectivamente) ao hip hop ("Fiel Bailarino" de Nega Giza e "MV Bill"); passando por "Miséria S/A", do Rapa; da palavra-prima de Chico Buarque ("Trocando em Miúdos", parceria com Francis Hime, e "Fado Tropical", com Rui Guerra, entre outras) à galhofa de Adoniran Barbosa ("As Mariposas" e "Iracema"); de uma inusitada parceria de Manoel de Barros com Tetê Spíndola ("Poema da Lesma") a um clássico do samba-canção como "Na Batucada da Vida", de Luís Peixoto e Ary Barrozo; da crônica poética sempre inesquecível de Aldir Blanc ("Miss Suéter", "A Nível de" e "Incompatibilidade de Gênios", todas com João Bosco) e Paulinho da Viola ("Comprimido") à estética rasga-coração da dupla Herivelto Martins e David Nasser ou de Lupicínio Rodrigues ("Nervos de Aço"; de um insuspeitado Cartola ("Vou Contar Tim-tim por Tim-tim") a um primoroso Cacaso, escolhido a dedo na parceria com Lourenço Baeta ("Meio Termo"); um destemperado Caetano Veloso ("Não Enche") a um hierático Gilberto Gil.


Serviço:
Espetáculo "Soppa de Letra", com Pedro Paulo Rangel

Local: Teatro da Caixa
Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280 - Centro (Curitiba - PR)
Datas: de 21 a 23 de setembro
Horários: sexta e sábado às 21 horas e domingo às 17 horas
Ingressos a R$ 20,00 e R$ 10,00 (clientes, idosos e estudantes), à venda no local
Telefone para informações: (41) 2118-5111 e 2118-5233
Classificação etária: livre
Capacidade do teatro: 123 lugares


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo