João Donato está entre os artistas mais importantes das últimas década. Mestre em unir simplicidade e beleza, é autor de clássicos da música popular brasileira como Minha saudade, em parceria com João Gilberto; A paz, Bananeira e Lugar comum, com Gilberto Gil; Cadê você, com Chico Buarque; entre outras. Em Curitiba, o músico faz duas apresentações no Teatro HSBC neste sábado e domingo, dias 08 e 09 de novembro.
Como pianista, Donato é um dos mais criativos, seu toque é inconfundível, marcado por muito suingue e bom gosto harmônico. Até quando improvisa, ele consegue ser ao mesmo tempo simples e sofisticado.
Apontado como um dos precursores da Bossa Nova, ele era considerado muito moderno para a sua época, e quem o conhece desde o início de sua carreira afirma que seu piano tinha um toque diferente de tudo que existia. Toda essa genialidade fazia de Donato um músico incompreendido no Brasil, o que se tornou um dos principais motivos de sua ida para os Estados Unidos, em 1959, onde se estabeleceu como um excelente profissional, tocando com grandes nomes da música internacional, só retornando ao Brasil, definitivamente, no início dos anos 70.
Leia mais:
Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI
Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita
Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024
Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história
Em 2000, a "Orquestra Jazz Sinfônica" apresentou um espetáculo dedicado à obra do compositor, que fez uma participação como pianista. O show, gravado ao vivo, virou CD, "The Frog", lançado no mercado norte-americano e, em 2001, lançado também no Brasil. Também em 2000, o músico acreano venceu o Prêmio Shell de Música e participou do Free Jazz Festival 2000.
Ao longo desses anos, João Donato teve músicas gravadas por dezenas de interpretes importantes, como Gal Costa, Adriana Calcanhoto, Ângela Rô Rô, Nana Caymmi, Nara Leão, Marisa Monte, Rosa Passos, Bebel Gilberto, entre outras. E para provar que é mesmo um artista único, no inicio do ano lançou o CD "Mangaroba", com participações de Joyce, João Bosco, Marisa Monte e com o vocalista da banda Planet Hemp e Marcelo D2.
Serviço:
João Donato
Datas: 08 e 09 de novembro, sábado e domingo
Horário: sábado às 20h30 e domingo às 19h
Ingressos: R$ 10 (estudantes, pessoas acima de 65 anos e clientes de HSBC têm 50% de desconto)
Local: Teatro HSBC
Endereço: R. Luiz Xavier, 11 (Rua XV)
Telefone: (41) 232-7177