Se você não hibernou em 2012, é bem provável que ao menos tenha escutado falar em PSY, o rapper sul-coreano responsável pelo hit "Gangnam Style". A música grudou no ouvido de meio mundo e se tornou o vídeo mais assistido do YouTube, atualmente beirando as 2,5 bilhões de visualizações.
Nesta segunda-feira (30), PSY volta à tona com o lançamento de seu sétimo disco, "Psy 7th Album". Com nove faixas, o álbum já está à venda no iTunes e veio acompanhado de um clipe novo, como não poderia deixar de ser.
O vídeo é de "DADDY", canção lançada em formato single no ano passado e que conta com a participação de CL, integrante do grupo sul-coreano 2NE1. O último trabalho de estúdio do artista havia sido "Psy 6 (Six Rules), Part 1", lançado em 2012 e que tinha "Gangnam Style" entre as suas seis faixas. Apesar do "Part 1" no título, o álbum nunca teve uma parte dois, talvez devido ao estrondoso e inesperado sucesso mundial que criou enormes expectativas em cima de PSY.
Leia mais:
Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI
Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita
Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024
Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história
"Houve muitos pensamentos vagando em minha cabeça, incluindo coisas como 'se eu escrever assim, não ficaria tão bom quanto Gangnam Style' e 'se eu escrever assim, a audiência internacional não vai entender'", revela o maior expoente de K-pop em todo o mundo em entrevista a AFP.
"Então eu levei muito tempo para organizar todas essas ideias em uma só", complementa. E ele garante que o novo álbum é uma salada mista de ritmos e emoções, indo da tristeza e da raiva até alegria e passando do punk e do rap para a dance music. "Porque este é um álbum que retém o meu desejo contínuo como um compositor que quer fazer coisas além de músicas de amor de cinema. Há diversos gêneros", explica.
"I Got it From my Daddy", o refrão da nova música é uma brincadeira com a canção "I Got It From My Mama", do rapper estadunidense Will.I.Am, que assina a composição da música junto de PSY e também ajudou na produção do disco. No clipe, podemos ver três gerações de PSYs esbanjando sedução da escola primária até a ala geriátrica. Desde que se tornou conhecido no mundo todo, PSY havia lançado um único single, da música "Gentleman".
O clipe, lançado em 13 de abril de 2013, já beira as 900 milhões de visualizações, o que prova que o cantor coreano continua de certa forma conectado à arte de fazer sucesso na web. Já o videoclipe de "Daddy", música de seu mais recente álbum, foi ao ar na tarde desta segunda-feira e já conta com mais de 400 mil visualizações.
A imprensa especializada tem dado destaque ao lado bizarro do clipe, com as montagens e efeitos de maquiagem e de computação gráfica. De qualquer forma, o grande interesse pelo vídeo dá indícios de que PSY ainda sabe como emplacar um hit.
A seguir, o clipe que serviu de inspiração:
E você, o que achou? Será que PSY consegue repetir o sucesso de "Gangnam Style"?
(com informações do site Canal Tech)