A edição deste ano do Psychobilly Fest, evento dedicado ao gênero psychobilly e estilos relacionados, terá um gosto especial para os fãs que acompanham o desenvolvimento desta peculiar cena musical no Brasil. Haverá duas comemorações com fechamento de décadas: o festival celebra seus 10 anos de existência, e a banda paulista Kães Vadius, principal atração que fecha a última noite, comemora seus 20 anos de carreira, numa trajetória cheia de altos e baixos (fato bem comum entre artistas que batalham há tanto tempo no underground).
Fora isso, haverá lançamento nacional do CD do grupo londrinense Frenetic Trio, que teve seu álbum de estréia lançado pelo selo alemão Crazy Love Records. Outro grande atrativo é um show de reunião da banda Os Cervejas, lendária banda psychobilly de Curitiba que chegou a se projetar nacionalmente no início da década de 90.
Na programação, dez bandas estão escaladas, apresentando-se entre os dias 19 e 20 de agosto, no Lemmy's Bar (e não mais no Radio Rock Caffé, como anunciado anteriormente, devido a problemas com alvará). Quem chegar cedo poderá assistir ao documentário "Psycho Attack Brasil", realizado por Darwin Dias (ex-baixista d'Os Cervejas) que um ano antes havia realizado o documentário "Punks na Cidade", sobre a origem do movimento punk de Curitiba e suas conexões com a cena nacional.
Leia mais:
Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI
Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita
Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024
Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história
No primeiro dia, o festival começa com os novatos do Barbatanas, grupo de surf music vindo de Quatro Barras, cidade da região metropolitana de Curitiba. Em seguida começa o psychobilly propriamente dito, com a apresentação dos Chernobillies, fazendo um som porrada e cheio de insanidades como manda o figurino. O terceiro da noite é o Frenetic Trio, de Londrina, que faz o lançamento de seu CD de estréia. Um clima de mistério envolve a apresentação dos Krappulas, que esteve um tempo sumido, retornando para esta apresentação. Eles apenas informaram que estão com planos de lançar o segundo CD, mas nada falaram sobre sua formação atualmente. Encerrando com classe a primeira noite está a consagrada banda Os Catalépticos, que este mês ainda lança um novo album no Japão, que é uma coletânea com musicas que estão em seus dois EPs, acrescidas de material inédito e musicas novas vão estar no repertório do show.
Passada a ressaca da primeira noite, chega o sábado, reservando mais cinco shows imperdíveis. Por coincidência, a festa mais uma vez começa com uma banda surf music da região metropolitana de Curitiba. Desta vez são os Psicotrópicos Deluxe, considerada a a melhor banda do festival Campeonato Mineiro de Surf deste ano. Na seqüência, mais surf music a cargo dos Maremotos, que abraçam a vertente mais clássica do gênero.
Em seguida, o psychobilly chega com o efeito de um estouro da boiada graças à seqüência de shows com Os Cervejas, Ovos Presley e Kães Vadius. A primeira banda, como já foi falado, fará um show de reunião tocando com sua formação clássica e também com a formação seguinte, numa espécie de jam session entre músicos. O Ovos Presley provavelmente mostrará o que sabe fazer muito bem: o mais insano show da cidade. Quem comparecer, verá que não estou exagerando. No encerarmento, o show comemorativo dos 20 anos dos Kães Vadius, a primeira banda psycho do Brasil, vinda de São Caetano do Sul. Sua formação vai contar com Hulkabilly (vocal), Milton (guitarra), Maurício (bateria), Sandro (sax) e Felipe (baixo), que vão relembrar muitos dos clássicos de sua carreira amaldiçoada - e a maldição aqui não é brincadeira, afinal dois ex-integrantes morreram quando faziam parte da banda.
Haverá ainda um aquecimento para o festival na quinta-feira, dia 18, no Chinasky Bar. Lá os psychobillies da cidade vão se reunir para para beber, contar causos e assistir ao documentário citado acima. Além disso, vai ser realizada uma exposição dos cartazes das edições anteriores do festival.
Serviço:
XI Psychobilly Fest
Datas: 19 e 20 de agosto
Horário: O primeiro show começa às 22h
Local: Lemmy's Bar
Endereço: Rua São Francisco, 177 - Centro
Ingressos: R$ 10,00 por noite (antecipados nas Livrarias Curitiba) e R$ 15,00 por noite (na hora)
Programação:
Data: 19 de agosto, sexta-feira
Bandas: Os Catalépticos, Krappulas, Frenetic Trio, Chernobillies e Barbatanas
Data: 20 de agosto, sábado
Bandas: Kães Vadius, Ovos Presley, Os Cervejas, Maremotos e Psicotrópicos deluxe
Informações extras:
Exibição do documentário "Psycho Attack Brasil" de Darwin Dias nos dias do festival
Noite de aquecimento e exposição de cartazes no dia 18 de agosto no Chinasky Bar (Rua Inácio Lustosa, 530 - São Francisco)
>>Leia matéria sobre o CD do Frenetic Trio na Folha de Londrina