Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Ray Charles é o grande campeão do Grammy 2005

Nelson Sato - Folha de Londrina
14 fev 2005 às 20:15

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O cantor Ray Charles conquistou a glória póstuma na cerimônia de premiações do Grammy 2005, realizada em 13 de fevereiro, domingo, em Los Angeles (EUA).

O músico, que morreu no ano passado, recebeu homenagens no estádio Staples Center como o grande vencedor da noite abocanhando troféus em oito categorias com o CD de duetos ''Genius Love Company''.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A cantora Bebel Gilberto e a banda Bacilos, da qual faz parte o músico londrinense André Lopes, nada levaram. A filha de João Gilberto foi preterida pelo senegalês Youssou N'Dour na categoria World Music Contemporânea. Já o grupo radicado em Miami perdeu para Marc Anthony na categoria de Melhor Disco de Música Latina Pop.

Leia mais:

Imagem de destaque
Apoio

Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI

Imagem de destaque
Homem atemporal em 2023

Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita

Imagem de destaque
The Tour em São Paulo

Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024

Imagem de destaque
The Eras Tour

Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história


A festa, apresentada pela cantora e atriz Queen Lafitah, contou com vários shows ''in memorian''. Janis Joplin (1943-1970) teve seus sucessos interpretados pelas cantoras Melissa Etheridge e Joss Stone. Mas foi Ray Charles quem dominou a sucessão de tributos na noite. Um dos shows em sua homenagem reuniu no palco o ator Jamie Fox, a cantora Alicie Keys e o produtor Quincy Jones.

Publicidade


Também lhe prestaram reverências o duo formado pela cantora Bonie Raitt e pelo pianista Billy Preston. O mestre do soul foi evocado novamente num quadro criado para homenagear as diversas personalidades da música mortas no último ano, como a soprano Renata Tebaldi, o guitarrista Cy Coleman e o produtor brasileiro Tom Capone.


Além dele, os outros grandes vitoriosos do evento foram Alicia Keys, com quatro prêmios; Usher e U2, que levaram três troféus cada, e o rapper Kanye West, que concorria a dez troféus mas só levou três.

Publicidade


Recheada de apresentações musicais, a 47ª edição da maior premiação da indústria musical tentou surpreender o público logo na abertura com uma jam session protagonizada pelos grupos Black Eyed Peas, Franz Ferdinand e Maroon 5.


Em outro bloco, Bono Vox, Stevie Wonder, Brian Wilson e Norah Jones se juntaram num coro para uma apresentação beneficente em prol das vítimas do tsunami.

Publicidade


Eles cantaram a música ''Across the Universe'', de John Lennon, cuja gravação será comercializada pelo site i-Tunes e terá a renda revertida para os familiares dos que foram arrastado pelas ondas gigantes.


O prêmio de canção do ano foi para ''Daughters'' de John Mayer. Já a revelação ficou para o grupo Maroon 5. Na categoria melhor disco de rock venceu ''American Idiot'' do Green Day.


O álbum ''Vertigo'', do U2, ficou com os prêmios de melhor canção de rock e clipe. Já a cantora Britney Spears ganhou o seu primeiro Grammy com a música ''Toxic'', na categoria de melhor gravação dance.

Kanye West levou o prêmio de melhor disco de rap com o álbum ''The College Dropout''. Já o inglês Rod Stewart abocanhou o troféu na categoria de melhor disco de pop tradicional por ''Stardust...The Great American book Volume III''.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo