O cantor Ray Charles conquistou a glória póstuma na cerimônia de premiações do Grammy 2005, realizada em 13 de fevereiro, domingo, em Los Angeles (EUA).
O músico, que morreu no ano passado, recebeu homenagens no estádio Staples Center como o grande vencedor da noite abocanhando troféus em oito categorias com o CD de duetos ''Genius Love Company''.
A cantora Bebel Gilberto e a banda Bacilos, da qual faz parte o músico londrinense André Lopes, nada levaram. A filha de João Gilberto foi preterida pelo senegalês Youssou N'Dour na categoria World Music Contemporânea. Já o grupo radicado em Miami perdeu para Marc Anthony na categoria de Melhor Disco de Música Latina Pop.
Leia mais:
Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI
Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita
Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024
Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história
A festa, apresentada pela cantora e atriz Queen Lafitah, contou com vários shows ''in memorian''. Janis Joplin (1943-1970) teve seus sucessos interpretados pelas cantoras Melissa Etheridge e Joss Stone. Mas foi Ray Charles quem dominou a sucessão de tributos na noite. Um dos shows em sua homenagem reuniu no palco o ator Jamie Fox, a cantora Alicie Keys e o produtor Quincy Jones.
Também lhe prestaram reverências o duo formado pela cantora Bonie Raitt e pelo pianista Billy Preston. O mestre do soul foi evocado novamente num quadro criado para homenagear as diversas personalidades da música mortas no último ano, como a soprano Renata Tebaldi, o guitarrista Cy Coleman e o produtor brasileiro Tom Capone.
Além dele, os outros grandes vitoriosos do evento foram Alicia Keys, com quatro prêmios; Usher e U2, que levaram três troféus cada, e o rapper Kanye West, que concorria a dez troféus mas só levou três.
Recheada de apresentações musicais, a 47ª edição da maior premiação da indústria musical tentou surpreender o público logo na abertura com uma jam session protagonizada pelos grupos Black Eyed Peas, Franz Ferdinand e Maroon 5.
Em outro bloco, Bono Vox, Stevie Wonder, Brian Wilson e Norah Jones se juntaram num coro para uma apresentação beneficente em prol das vítimas do tsunami.
Eles cantaram a música ''Across the Universe'', de John Lennon, cuja gravação será comercializada pelo site i-Tunes e terá a renda revertida para os familiares dos que foram arrastado pelas ondas gigantes.
O prêmio de canção do ano foi para ''Daughters'' de John Mayer. Já a revelação ficou para o grupo Maroon 5. Na categoria melhor disco de rock venceu ''American Idiot'' do Green Day.
O álbum ''Vertigo'', do U2, ficou com os prêmios de melhor canção de rock e clipe. Já a cantora Britney Spears ganhou o seu primeiro Grammy com a música ''Toxic'', na categoria de melhor gravação dance.
Kanye West levou o prêmio de melhor disco de rap com o álbum ''The College Dropout''. Já o inglês Rod Stewart abocanhou o troféu na categoria de melhor disco de pop tradicional por ''Stardust...The Great American book Volume III''.