Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Rock com fecho de luxo

Fábio Galão
24 nov 2005 às 17:28

Compartilhar notícia

Wayne Coyne, dos Flaming Lips: indie rock com classe, de arranjos refinados e influências do rock progressivo - Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Para os fãs de rock, 2005 vai ficar na memória: este talvez tenha sido o ano em que o Brasil recebeu mais shows de bandas estrangeiras relevantes. O calendário de grandes festivais, iniciado com o Curitiba Rock Festival, em setembro, se encerra neste final de semana, em São Paulo e no Rio de Janeiro, com a primeira edição do Claro Q É Rock.

No elenco de atrações, estão os brasileiros Cachorro Grande, com seu estridente rock retrô, e Nação Zumbi, que acaba de lançar o ótimo álbum ''Futura'', e as norte-americanas Good Charlotte, Fantômas, Flaming Lips, Stooges, Sonic Youth e Nine Inch Nails. Em São Paulo, se apresentam também bandas novatas escolhidas nas seletivas do festival, realizadas durante a turnê do Placebo, no primeiro semestre.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O Good Charlotte, embora soe deslocado no festival, talvez seja o grupo que vai atrair mais público. Isto porque seu punk pop descartável, semelhante ao som do Green Day, tem alta rotação na MTV e é uma das manias adolescentes do momento.

Leia mais:

Imagem de destaque
Apoio

Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI

Imagem de destaque
Homem atemporal em 2023

Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita

Imagem de destaque
The Tour em São Paulo

Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024

Imagem de destaque
The Eras Tour

Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história


O Fantômas, que substituiu de última hora o Suicidal Tendencies, é liderado por Mike Patton, ex-Faith No More. O quarteto é conhecido pelas composições (insanamente) pesadas, com vocais berrados e mudanças súbitas de andamento. Fórmula que é sempre embalada em álbuns ''conceituais'': no mais recente, ''Suspended Animation'' (lançado este ano), as 30 faixas receberam nomes dos dias do mês de abril. Em ''Director's Cut'' (2001), foram gravadas apenas versões de temas conhecidos do cinema, como os de ''O Poderoso Chefão'' e ''O Bebê de Rosemary''.

Publicidade


Os Flaming Lips, que já abusaram do barulho, há alguns anos vêm refinando suas composições com cordas, piano, efeitos de estúdio e melodias delicadas, receita que denota influências do rock progressivo. A expectativa é que, além de apresentar canções dos memoráveis álbuns ''The Soft Bulletin'' (1999) e ''Yoshimi Battles The Pink Robots'' (2002), os Lips também toquem músicas de seu próximo disco, ''At War With The Mystics'', que será lançado no ano que vem.


O Sonic Youth vem pela segunda vez ao Brasil. Em 2000, integrou a escalação do extinto Free Jazz (que depois virou Tim Festival). Fica a dúvida sobre que tipo de show a platéia do Claro Q É Rock vai presenciar: se as viagens jazzísticas e os improvisos até o limite da paciência que o grupo costuma oferecer, ou se o repertório mais pop que a banda apresentou na primeira vez em que esteve por aqui.

Publicidade


O Nine Inch Nails é comandado por Trent Reznor e é um dos difusores do chamado rock industrial, vertente em que o som pesado e sujo é acompanhado por batidas programadas. A banda fecha o festival, mas não se engane: a atração principal do evento é o Stooges. Com três quartos de sua formação original (o único ausente é o baixista Dave Alexander, que morreu na década de 70), o grupo liderado por Iggy Pop é uma das bandas mais influentes da história do rock.


Seus três álbuns, ''The Stooges'' (1969), ''Fun House'' (70) e ''Raw Power'' (73), foram a pedra fundamental do punk e sua influência pode ser sentida em nove em cada 10 bandas do rock atual. Há dois anos, os Stooges, que estavam separados desde 1974, se reuniram para alguns shows e para gravar quatro faixas inéditas para o mais recente álbum solo de Iggy, ''Skull Ring''. Depois de ver Weezer e Strokes ao vivo, chegou a hora de conferir a fonte onde essas bandas beberam.

Publicidade



Serviço:
Festival Claro Q É Rock

Sábado, dia 26, em São Paulo, na Chácara do Jockey (Avenida Professor Francisco Morato, 5.100, bairro Ferreira), e domingo, dia 27, no Rio de Janeiro, na Cidade do Rock (Avenida Salvador Allende, sem número, Jacarepaguá).
Informações sobre preço de ingressos e pontos de venda no site www.claroideias.com.br.


Programação:

Publicidade


26/11 - São Paulo - Chácara do Jockey


12:00 - Abertura
15:00 - Ronei Jorge e Os Ladrões de Bicicleta (Palco B)
15:25 - Volpina (Palco B)
15:50 - Cartolas (Palco B)
16:15 - Star 51 (Palco B)
16:40 - Cachorro Grande (Palco A)
17:25 - Spiegel (Palco B)
17:50 - 10Zero4 (Palco B)
18:15 - Os Imperdíveis (Palco B)
18:40 - MopTop (Palco B)
19:05 - Good Charlotte (Palco A)
20:10 - Nação Zumbi (Palco B)
21:05 - Fantômas (Palco A)
22:10 - Flaming Lips (Palco B)
23:15 - Iggy And The Stooges (Palco A)
00:35 - Sonic Youth (Palco B)
01:55 - Nine Inch Nails (Palco A)


27/11 - Rio de Janeiro - Cidade do Rock

15:00 - Abertura
17:00 - Cachorro Grande (Palco B)
17:45 - Good Charlotte (Palco A)
18:40 - Nação Zumbi (Palco B)
19:35 - Fantômas (Palco A)
20:40 - Flaming Lips (Palco B)
21:45 - Iggy And The Stooges (Palco A)
23:05 - Sonic Youth (Palco B)
00:25 - Nine Inch Nails (Palco A)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo