O consagrado Zimbo Trio é uma das atrações musicais mais esperadas do 23º Festival de Música de Londrina. Com 39 anos de existência, comemorado no dia 17 de março, o grupo musical prima pelo melhor da música instrumental brasileira. Ao todo, são 43 discos gravados e lançados no Brasil e em mais 22 países - dos 42 em que o trio já se apresentou, incluindo apresentações com a Filarmônica de Berlim.
Em Londrina, o grupo apresenta repertório bastante variado que inclui músicas instrumentais de Tom Jobim, Djavan, Milton Nascimento e Baden Powell, entre outros. O show será realizado no Cine Teatro Ouro Verde a partir das 20h30, com entrada a R$ 4 (aposentados e estudantes pagam meia).
Aos 70 anos, Rubinho Barsotti, bateirista do grupo, lembra, com saudade, da época em que tocavam com Elis Regina, Elizete Cardoso e Wilson Simonal, entre outros renomes, no programa Fino da Bossa, na atinga TV Record. Além dele, a trupe era composta pelo pianista Amilton Godoy e pelo contrabaixista Rui Chaves - há dois anos substituído por Itamar Collaço. ''A intensidade de trabalho era imensa e tocar com Elis era muito especial, ela, na verdade, era o quarto elemento do grupo'', comenta.
Leia mais:
Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI
Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita
Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024
Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história
Hoje, devido a mudanças econômicas, Rubinho conta que o grupo já não está sendo muito requisitado. ''Só vi uma situação parecida como hoje entre 1969 e 1970'', destaca. E esse quadro recessivo não é só interno: cinco concertos com a Filarmônica de Berlim e apresentações no Chile e em Portugal, agendadas para este ano, foram canceladas.
Mas Rubinho não lamenta. ''Estou onde sempre quis estar e garanto que essa é a opinião geral do grupo''. Junto com Collaço, dirige o Centro Livre de Aprendizagem Musical (Clam), em atuação há 30 anos, e assim buscam preservar a qualidade da música brasileira.
O último CD do grupo, ''Zimbo 35 anos'', foi lançado em comemoração a data que dá nome ao disco e poderá ser vendido no dia da apresentação. Mais dois CDs estão sendo preparados pelo grupo, sendo um deles com as músicas que Elis Regina mais gostava de tocar com o trio. É aguardar para se deliciar.
Serviço:
Zimbo Trio
Local: Cine Teatro Ouro Verde
Data: 12 de julho, sábado
Horário: 20h30
Preço: R$ 4 (aposentados e estudantes pagam meia-entrada). Os ingressos estão sendo vendidos no Colégio Mãe de Deus das 13h às 18h.