Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Samba antes do Carnaval

Rodrigo Juste Duarte
12 fev 2004 às 17:25

Compartilhar notícia

Cláudio Camunguelo festeja o segundo lugar no concurso Chorando no Rio, em que ganhou o prêmio graças a seu choro 'Zé Galinha' - Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Sambista portelense, estivador e chorão da melhor qualidade, o carioca Claudio Camunguelo vem ao Cimples dar uma amostra do repertório de seu próximo álbum, a ser lançado no mês de abril, com produção de Paulão 7 Cordas, o mesmo produtor de Zeca Pagodinho. Para acompanhá-lo, estará presente o grupo curitibano Ebubu Fulô, que na sexta-feira fará o lançamento de seu primeiro CD. Com esta combinação de músicos, as noites desta sexta e sábado no Cimples serão embaladas por muito choro e samba tradicional.

Claudio Camunguelo é flautista e grande partideiro, compositor de mão cheia, além de excelente cantor e dançarino. É daqueles tipos que usam boina branca e cordão prateado no pescoço, mas sem estilizações e com muita dignidade. Figura fácil no circuito do samba e do choro da cidade, chama sempre a atenção de quem o assiste pela primeira vez.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Legítimo representante dos grandes compositores da zona portuária do Rio de Janeiro, por onde passaram mestres como João da Bahiana, Mano Elói, Fuleiro, Sebastião Molequinho e Aniceto do Império, Padeirinho e Xangô da Mangueira, entre tantos outros, o portelense Camunguelo é um compositor e intérprete dos mais originais. É também um dos grandes da "Freguesia do Irajá", terra de bambas como Nei Lopes, Wilson Moreira e Zeca Pagodinho.

Leia mais:

Imagem de destaque
Apoio

Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI

Imagem de destaque
Homem atemporal em 2023

Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita

Imagem de destaque
The Tour em São Paulo

Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024

Imagem de destaque
The Eras Tour

Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história


Veterano das rodas de choro e samba do subúrbio (onde versou por diversas vezes com Aniceto Menezes), Camunguelo vem se apresentado em teatros e casas de espetáculo com Nei Lopes e com a dupla Zé da Velha e Silvério Pontes. Apesar de conhecido e admirado por músicos e freqüentadores das mais importantes rodas da cidade, Camunguelo só agora está próximo de gravar seu primeiro CD, iniciativa dos produtores Alexandre Pimentel e Maria Braga. Lutando ainda por um patrocínio, o aguardado disco já tem garantidas as participações de Nei Lopes, Zé da Velha e Silvério Pontes (diretor musical do disco) e deve contar também com as vozes de Luiz Carlos da Vila e Zeca Pagodinho.

Publicidade


Por enquanto, só é possível ouvir gravações de Camunguelo no raríssimo compacto que ele gravou em 84 (com produção de Renato Alfaia, contendo "Amarguras" - parceria com Zeca Pagodinho - de um lado e "Gurufim", de Jorge Carioquinha do outro); no disco "Só Gafieira" (Kuarup), de Zé da Velha e Silvério Pontes, interpretando seu choro "Camunguelando" e no CD de Luiz Carlos da Vila em homenagem a Candeia (CPC-UMES), onde participa de duas faixas cantando e tocando sua inconfundível flauta.


O Grupo Ebubu Fulo, formado por quatro músicos talentosos de Curitiba, executa choros, maxixes e sambas instrumentais com muita pegada e originalidade. Nas cordas, Vinicius Chamorro (violão 6) e Julião (cavaquinho), dois jovens integrantes da Orquestra a Base de Cordas do Conservatório de MPB de Curitiba. O cavaquinista Julião Boêmio, aos 24 anos, é um dos fundadores e membro do Clube de Choro de Curitiba e exímio compositor dentro do estilo.

Publicidade


Daniel Miranda, clarinetista, é um estudioso do choro e maxixe. Zezinho do Pandeiro, considerado um dos melhores percussionistas do Paraná, completa esse time de ouro que já acompanhou ícones da música popular como Guilherme de Brito, Raul de Barros, e sambistas do calibre de Nadinho da Ilha, Camunguelo, entre outros. Regularmente, o quarteto se apresenta no bar O Barão (no mesmo local onde antigamente funcionava o tradicionalíssimo Bar Palácio) em Curitiba, sempre aos domingos.


O repertório de choro, hoje é um dos maiores do sul do Brasil. Entre os compositores podemos citar: Pixinguinha (1x0, Cochichando, Segura Ele), Jacob do Bandolim (Assanhando, Bole-Bole, Noites Cariocas), K-Ximbinho (Sonoroso, Sempre, Eu Quero é Sossego), Waldir Azevedo (Carioquinha), Camunguelo (Zé Galinha e Camunguelando), Julião Boêmio (Ebubu Fulô, Cafezinho na Cozinha da Vizinha, etc), Cláudio Menandro (Baião Atleticano).


Serviço:
Show com Claudio Camunguelo e Grupo Ebubu Fulô

Local: Cimples - SambaEChoro
Endereço: Rodovia Praia de Leste/Pontal, km 3,5 - Balneário Guarapari (entre os balneários Santa Terezinha e Ipanema) - Pontal do Paraná - PR
Datas: 13 e 14 de fevereiro, sexta e sábado
Horário: 23 horas
Entrada: R$ 5,00 de couvert.
Telefone: (informações e reservas): (41) 458-6012 (em Guarapari), 9968-2085 e 229-2789 (em Curitiba)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo