Sambista portelense, estivador e chorão da melhor qualidade, o carioca Claudio Camunguelo vem ao Cimples dar uma amostra do repertório de seu próximo álbum, a ser lançado no mês de abril, com produção de Paulão 7 Cordas, o mesmo produtor de Zeca Pagodinho. Para acompanhá-lo, estará presente o grupo curitibano Ebubu Fulô, que na sexta-feira fará o lançamento de seu primeiro CD. Com esta combinação de músicos, as noites desta sexta e sábado no Cimples serão embaladas por muito choro e samba tradicional.
Claudio Camunguelo é flautista e grande partideiro, compositor de mão cheia, além de excelente cantor e dançarino. É daqueles tipos que usam boina branca e cordão prateado no pescoço, mas sem estilizações e com muita dignidade. Figura fácil no circuito do samba e do choro da cidade, chama sempre a atenção de quem o assiste pela primeira vez.
Legítimo representante dos grandes compositores da zona portuária do Rio de Janeiro, por onde passaram mestres como João da Bahiana, Mano Elói, Fuleiro, Sebastião Molequinho e Aniceto do Império, Padeirinho e Xangô da Mangueira, entre tantos outros, o portelense Camunguelo é um compositor e intérprete dos mais originais. É também um dos grandes da "Freguesia do Irajá", terra de bambas como Nei Lopes, Wilson Moreira e Zeca Pagodinho.
Leia mais:
Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI
Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita
Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024
Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história
Veterano das rodas de choro e samba do subúrbio (onde versou por diversas vezes com Aniceto Menezes), Camunguelo vem se apresentado em teatros e casas de espetáculo com Nei Lopes e com a dupla Zé da Velha e Silvério Pontes. Apesar de conhecido e admirado por músicos e freqüentadores das mais importantes rodas da cidade, Camunguelo só agora está próximo de gravar seu primeiro CD, iniciativa dos produtores Alexandre Pimentel e Maria Braga. Lutando ainda por um patrocínio, o aguardado disco já tem garantidas as participações de Nei Lopes, Zé da Velha e Silvério Pontes (diretor musical do disco) e deve contar também com as vozes de Luiz Carlos da Vila e Zeca Pagodinho.
Por enquanto, só é possível ouvir gravações de Camunguelo no raríssimo compacto que ele gravou em 84 (com produção de Renato Alfaia, contendo "Amarguras" - parceria com Zeca Pagodinho - de um lado e "Gurufim", de Jorge Carioquinha do outro); no disco "Só Gafieira" (Kuarup), de Zé da Velha e Silvério Pontes, interpretando seu choro "Camunguelando" e no CD de Luiz Carlos da Vila em homenagem a Candeia (CPC-UMES), onde participa de duas faixas cantando e tocando sua inconfundível flauta.
O Grupo Ebubu Fulo, formado por quatro músicos talentosos de Curitiba, executa choros, maxixes e sambas instrumentais com muita pegada e originalidade. Nas cordas, Vinicius Chamorro (violão 6) e Julião (cavaquinho), dois jovens integrantes da Orquestra a Base de Cordas do Conservatório de MPB de Curitiba. O cavaquinista Julião Boêmio, aos 24 anos, é um dos fundadores e membro do Clube de Choro de Curitiba e exímio compositor dentro do estilo.
Daniel Miranda, clarinetista, é um estudioso do choro e maxixe. Zezinho do Pandeiro, considerado um dos melhores percussionistas do Paraná, completa esse time de ouro que já acompanhou ícones da música popular como Guilherme de Brito, Raul de Barros, e sambistas do calibre de Nadinho da Ilha, Camunguelo, entre outros. Regularmente, o quarteto se apresenta no bar O Barão (no mesmo local onde antigamente funcionava o tradicionalíssimo Bar Palácio) em Curitiba, sempre aos domingos.
O repertório de choro, hoje é um dos maiores do sul do Brasil. Entre os compositores podemos citar: Pixinguinha (1x0, Cochichando, Segura Ele), Jacob do Bandolim (Assanhando, Bole-Bole, Noites Cariocas), K-Ximbinho (Sonoroso, Sempre, Eu Quero é Sossego), Waldir Azevedo (Carioquinha), Camunguelo (Zé Galinha e Camunguelando), Julião Boêmio (Ebubu Fulô, Cafezinho na Cozinha da Vizinha, etc), Cláudio Menandro (Baião Atleticano).
Serviço:
Show com Claudio Camunguelo e Grupo Ebubu Fulô
Local: Cimples - SambaEChoro
Endereço: Rodovia Praia de Leste/Pontal, km 3,5 - Balneário Guarapari (entre os balneários Santa Terezinha e Ipanema) - Pontal do Paraná - PR
Datas: 13 e 14 de fevereiro, sexta e sábado
Horário: 23 horas
Entrada: R$ 5,00 de couvert.
Telefone: (informações e reservas): (41) 458-6012 (em Guarapari), 9968-2085 e 229-2789 (em Curitiba)