Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Samba de raiz

Rodrigo Juste Duarte
26 dez 2003 às 17:25

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Pelo sétimo ano consecutivo, o Cimples SambaEChoro inaugura mais uma temporada, mantendo vivo o samba tradicional e de raiz através de apresentações com artistas que se dedicam a este tradicionalísimo ritmo brasileiro.

Localizado no balneário Guarapari, no litoral paranaense, este simpático e acolhedor boteco neste ano está se divulgando como "o bar com mais informações de samba e choro do Brasil", parafraseando um jornalista que esteve por lá no verão passado e se impressionou com a quantidade de recortes que literalmente forram as paredes do Cimples.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Neste final de semana, o Cimples inaugura sua nova temporada, tendo como atrações o grupo Ebubu Fulo, e mais os sambistas Gogó de Ouro e Didi do Cavaco. Na sexta-feira, 26 de dezembro, todos os três sobem ao palco do bar, sendo que Didi fará um show em homenagem a Paulinho da Viola. No sábado, dia 27, a atração será apenas Didi do Cavaco. Já no domingo, haverá uma parceria entre Ebubu Fulo e Gogó de Ouro.

Leia mais:

Imagem de destaque
Apoio

Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI

Imagem de destaque
Homem atemporal em 2023

Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita

Imagem de destaque
The Tour em São Paulo

Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024

Imagem de destaque
The Eras Tour

Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história


Os artistas
O Grupo Ebubu Fulo, formado por quatro músicos talentosos de Curitiba, executa choros, maxixe e sambas instrumentais com muita pegada e originalidade. Nas cordas, Vinicius Chamorro (violão 6) e Julião (cavaquinho), dois jovens integrantes da Orquestra a Base de Cordas do Conservatório de MPB de Curitiba. O cavaquinista Julião Boêmio, aos 24 anos, é um dos fundadores e membro do Clube de Choro de Curitiba e exímio compositor dentro do estilo.

Publicidade


Daniel Miranda, clarinetista, é um estudioso do choro e maxixe. Zezinho do Pandeiro, considerado um dos melhores percussionistas do Paraná, completa esse time de ouro que já acompanhou ícones da música popular como Guilherme de Brito, Raul de Barros, e sambistas do calibre de Nadinho da Ilha, Camunguelo, entre outros. Regularmente, o quarteto se apresenta no bar O Barão (no mesmo local onde antigamente funcionava o tradicionalíssimo Bar Palácio) em Curitiba, sempre aos domingos.


O repertório de choro, hoje é um dos maiores do sul do Brasil. Entre os compositores podemos citar: Pixinguinha (1x0, Cochichando, Segura Ele), Jacob do Bandolim (Assanhando, Bole-Bole, Noites Cariocas), K-Ximbinho (Sonoroso, Sempre, Eu Quero é Sossego), Waldir Azevedo (Carioquinha), Camunguelo (Zé Galinha e Camunguelando), Julião Boêmio (Ebubu Fulô, Cafezinho na Cozinha da Vizinha, etc), Cláudio Menandro (Baião Atleticano). No final de janeiro o Ebubu Fulo estará lançando seu primeiro CD.

Publicidade


Didi do Cavaco é um artista que sempre teve a música como uma atividade paralela, mas há algum tempo tem se dedicado a ela quase que exclusivamente. A mudança ocorreu quando se juntou a amigos para organizar o grupo de choro Simplicidade. No repertório estão músicas de Ernesto Nazaré, Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Zequinha de Abreu, K-Ximbinho, Anacleto Medeiros, entre outros.


Carioca, sambista e mecânico de automóveis, Gogó de Ouro veio para Curitiba há mais 20 anos fixar residência. É hoje um dos maiores batalhadores e divulgadores do samba na capital paranaense. Tem contabilizado mais de 1.200 sambas em seu repertorio.

Publicidade


É um intérprete diferenciado e irreverente do Samba. Incansável, realiza diversos eventos anualmente, sempre reunindo sambistas novos e veteranos, muitas vezes gastando seus próprios recursos para realizar suas ações – tudo para que o samba não caia no esquecimento dos curitibanos. Mostra sua alegria cantando no Restaurante Nilo Samba e Choro, às sextas e sábados.



Serviço:
Abertura da temporada 2004 do Cimples SambaEChoro

Endereço: Rod. Praia de Leste – Pontal do Sul - Km 2,5 (Balneário Guarapari)
Entrada: R$ 5,00
Telefone: (41) 458-6012 e 9902 5173

Publicidade


Programação:
Data: 26 de dezembro, sexta-feira
atrações: Ebubu Fulo, Gogó de Ouro e Didi do Cavaco homenageando Paulinho da Viola


Data: 27 de dezembro, sábado
atrações: Didi do Cavaco

Data: 28 de dezembro, domingo
atrações: Ebubu Fulo e Gogó de Ouro


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo