Nico Nicolaiewsky é uma das metades do duo gaúcho Tangos & Tragédias, o Maestro Pletzkaya, que, ao lado do violinista Kraunus Sang, viaja pelo mundo com a Sbórnia captando influências locais diversas, condensadas em um curioso caldeirão cultural. No entanto, em seu projeto solo o pianista, acordeonista, cantor e compositor se envolve em uma música intimista e leve cujas letras tratam de um único tema, por sinal o mais abordado na maioria das canções feitas planeta afora: o amor.
No começo, as letras do recém-lançado ''Onde Está o Amor?'' soam de forma tão açucarada que chegam a ser piegas. Mas esta é uma primeira impressão. À medida que o álbum avança, a sensação que toma conta do ouvinte não é de um disco meloso, mas triste. E sem exageros, é bom alertar. Remete ao Roberto Carlos em sua fase de transição entre a Jovem Guarda e o período romântico, dos idos de 1968.
O ''Rei'' é uma influência constante na música produzida no Rio Grande do Sul, do rock ao pop. A música de Nico também remete aos locais Kleiton & Kledir, seja na forma de cantar ou na busca de canções pop que namoram com o rock e com a MPB. O instrumental, no entanto, soa bem atual, com nuances lounge, clima de trip hop e rápidas guitarras psicodélicas, convivendo em harmonia com piano e violão tocados de forma clássica. Aliado a tudo isso, está um elemento importante (e pouco lembrado) em músicas com este clima: espaços vazios.
Leia mais:
Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI
Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita
Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024
Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história
''Onde Está o Amor?'' se destaca na discografia do artista como seu trabalho mais pop. É o terceiro álbum solo de sua carreira, sucedendo ''Nico Nicolaiewsky'', lançado em 1996, e ''As Sete Caras da Verdade'', de 2002, que flertavam com o universo de vanguarda. A produção do novo petardo ficou por conta de John Ulhoa (Pato Fu), que neste retribui os bons serviços prestados por Nico, parceiro dos mineiros em vários discos e shows.
Serviço:
CD ''Onde Está o Amor?'', de Nico Nicolaiewsky. O álbum pode ser adquirido no site do artista, no www.niconicolaiewsky.com.br.