Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Sons da viola de Ivan Vilela ganham especial na UEL FM

Redação Bonde
26 out 2010 às 17:27

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O compositor mineiro Ivan Vilela, que esteve em Londrina em julho, como professor do 30º Festival de Música de Londrina, ganha especial na Rádio UEL FM (107,9 MHz – emissora educativa da Universidade Estadual de Londrina) nesta quinta, dia 28, às 13 horas. O especial apresenta, faixa a faixa, o CD Paisagens, comentado pelo próprio compositor.

Ele lançou esse trabalho em 1998 e o escolheu para compartilhar com os londrinenses por ser o primeiro disco de viola-solo que gravou. "Eu havia gravado outros discos até utilizando a viola, mas não com repertório totalmente composto para viola".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Das 17 músicas do CD apenas duas não são de sua autoria. Ele fez arranjos de "Saudade de minha terra" e "Asa branca". "Mais do que música, o som que se ouve é uma prece, orações violeiras de Ivan Vilela", escreveu, no encarte do CD, o jornalista Zeza Amaral, de Campinas (SP).

Leia mais:

Imagem de destaque
Apoio

Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI

Imagem de destaque
Homem atemporal em 2023

Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita

Imagem de destaque
The Tour em São Paulo

Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024

Imagem de destaque
The Eras Tour

Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história


Na entrevista à UEL FM para a gravação do especial, Vilela disse que a viola é sua porta-voz. "Ela consegue dizer o que eu não consigo expressar com palavras. É ela que está dizendo. Eu sinto que é como uma extensão do meu corpo", explicou.

Publicidade


Ele contou ainda que já teve outras violas, mas hoje essa é a única. "Comprei outras, hipoteticamente melhores, mas não consegui largar dessa, que tenho desde que comecei a tocar viola, em 1992". Vilela disse ainda que foi com esse instrumento que ele compôs uma ópera caipira, entre 1992 e 1994.


O compositor contou também que todos os seus instrumentos têm nome. "Só ela que não. Para ela eu não consegui dar nome nenhum. Qualquer nome vai reduzir muito a importância que essa viola tem para mim", explicou.

Publicidade


A viola de Ivan Vilela é um instrumento de dez cordas, também conhecida como viola caipira, cabocla, nordestina, sertaneja. "É a nossa viola portuguesa que veio para o Brasil e ganhou tantos atributos aqui que virou viola brasileira".


Na gravação do CD Paisagens, Ivan Vilela contou com a participação de Roberto Magrão Peres, na percussão; Luiz Henrique Fiaminghi, na rabeca; Ricardo Matsuda, no violão; Mané Silveira, na flauta, e João Carlos Dalgalarrondo, na moringa.

Publicidade


O especial da UEL FM teve entrevista e edição de Patrícia Zanin e também estará disponível no www.uelfm.uel.br
<>
'Serviço':


Especial faixa a faixa do CD Paisagens

Publicidade


Comentado pelo próprio compositor Ivan Vilela


Nesta quinta, dia 28

Publicidade


Às 13 horas, na UEL FM (107,9 MHz e www.uelfm.uel.br)


Produção: Patrícia Zanin

Realização: Rádio UEL FM


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo