O compositor mineiro Ivan Vilela, que esteve em Londrina em julho, como professor do 30º Festival de Música de Londrina, ganha especial na Rádio UEL FM (107,9 MHz – emissora educativa da Universidade Estadual de Londrina) nesta quinta, dia 28, às 13 horas. O especial apresenta, faixa a faixa, o CD Paisagens, comentado pelo próprio compositor.
Ele lançou esse trabalho em 1998 e o escolheu para compartilhar com os londrinenses por ser o primeiro disco de viola-solo que gravou. "Eu havia gravado outros discos até utilizando a viola, mas não com repertório totalmente composto para viola".
Das 17 músicas do CD apenas duas não são de sua autoria. Ele fez arranjos de "Saudade de minha terra" e "Asa branca". "Mais do que música, o som que se ouve é uma prece, orações violeiras de Ivan Vilela", escreveu, no encarte do CD, o jornalista Zeza Amaral, de Campinas (SP).
Leia mais:
Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI
Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita
Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024
Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história
Na entrevista à UEL FM para a gravação do especial, Vilela disse que a viola é sua porta-voz. "Ela consegue dizer o que eu não consigo expressar com palavras. É ela que está dizendo. Eu sinto que é como uma extensão do meu corpo", explicou.
Ele contou ainda que já teve outras violas, mas hoje essa é a única. "Comprei outras, hipoteticamente melhores, mas não consegui largar dessa, que tenho desde que comecei a tocar viola, em 1992". Vilela disse ainda que foi com esse instrumento que ele compôs uma ópera caipira, entre 1992 e 1994.
O compositor contou também que todos os seus instrumentos têm nome. "Só ela que não. Para ela eu não consegui dar nome nenhum. Qualquer nome vai reduzir muito a importância que essa viola tem para mim", explicou.
A viola de Ivan Vilela é um instrumento de dez cordas, também conhecida como viola caipira, cabocla, nordestina, sertaneja. "É a nossa viola portuguesa que veio para o Brasil e ganhou tantos atributos aqui que virou viola brasileira".
Na gravação do CD Paisagens, Ivan Vilela contou com a participação de Roberto Magrão Peres, na percussão; Luiz Henrique Fiaminghi, na rabeca; Ricardo Matsuda, no violão; Mané Silveira, na flauta, e João Carlos Dalgalarrondo, na moringa.
O especial da UEL FM teve entrevista e edição de Patrícia Zanin e também estará disponível no www.uelfm.uel.br
<>
'Serviço':
Especial faixa a faixa do CD Paisagens
Comentado pelo próprio compositor Ivan Vilela
Nesta quinta, dia 28
Às 13 horas, na UEL FM (107,9 MHz e www.uelfm.uel.br)
Produção: Patrícia Zanin
Realização: Rádio UEL FM