Quando paixões são verdadeiras, nem mesmo a distância pode separá-las. Isso vale não só para relacionamentos humanos, mas também para bandas que se mantém unidas por amor à música. A Suite Minimal é um bom exemplo disso. Ela surgiu no ano de 1999, em Curitiba tendo em sua formação amigos de longa data: Clayotn Junior (baixo), Vital Pasquale (bateria), Zé Hillhouse e Rafael Cidral (guitarras). Estavam dispostos a executar composições instrumentais com muito groove, transitando entre funk (o original) e rock alternativo.
Um ano depois, dois integrantes se afastam por razões profissionais. Zé foi trabalhar na Inglaterra, enquanto Clayton ganhou um concurso para ser ilustrador no jornal Folha de São Paulo, passando a morar na capital paulista. Mas nem por isso a banda terminou. Sempre que possível, Clayton fazia a ponte São Paulo-Curitiba para tocar com os "remanescentes de Curitiba" no formato trio. Boa parte destas apresentações aconteceram nos bares James e Dromedário.
Nos últimos dias de fevereiro, o guitarrista Zé Hillhouse esteve de férias no Brasil e assim foi possível reunir a formação original da banda para duas bem sucedidas apresentações. Uma em Curitiba, no James Bar, e outra em São Paulo, no bar do Hotel Cambridge - esta foi a primeira apresentação do grupo fora de sua cidade natal. Pelo menos uma vez por ano será possível repetir este reencontro durante as férias anuais de Hillhouse.
Leia mais:
Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI
Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita
Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024
Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história
Tanto no show de Curitiba quanto no de São Paulo, a Suite Minimal teve ótimos desempenhos. Nem parecia que o grupo estava sem tocar há um ano. O quarteto teve apenas uma semana para ensaiar o repertório antigo e ainda deu tempo para compôr novas músicas. Mas se formos analisar algumas características do grupo, chegamos à conclusão de que não deve ser muito difícil criar novas composições. Primeiro porque eles fazem música instrumental, e assim escrever letras é um trabalho a menos. Segundo: como o próprio nome diz, a banda é minimal - poucos elementos bastam para gerar uma música nova, como por exemplo, uma base, alguns grooves e meia dúzia de acordes.
Antes da separação forçada em 2000, os quatro músicos registraram suas composições em dois CDs-demo. O primeiro, "Against Giroflex" foi gravado em 1999. No ano seguinte, lançaram "Ben Johnson", que trazia todo o repertório do disco anterior acrescido de composições novas, num total de nove músicas. Este trabalho é um bom exemplo da sonoridade da banda, influenciadíssima por músicas de seriados e de filmes B dos anos 70, além de funk music da mesma época. Por esta razão, já receberam rótulos dos mais diversos, como lounge-rock, psico-jazz, punk-funk, disco-rock, entre tantas outras expressões "cool". Duas amostras de seus grooves invertebrados podem ser conferidas via internet. As músicas "Against Giroflex" e "O Cigano Que Caiu da Carroça" estão disponíveis para serem ouvidas ou baixadas no site www.mp3.com/suiteminimal