Plato Divorak fem fama de louco no underground nacional. Mas quem o conhece pessoalmente garante que o título não está sendo aplicado no sentido figurado. São muitas as lendas que se contam a respeito deste cantor e compositor gaúcho que faz uso de sua loucura não só para protagonizar episódios inacreditáveis dos bastidores do rock nacional, mas também para criar canções originais e de muito boa qualidade, ainda pouco conhecidas pelo grande público.
Em Curitiba o cantor nunca se apresentou, mas este panorama vai mudar nesta quinta-feira, 02 de fevereiro, quando será realizado no Retrô Bar seu primeiro show na capital paranaense, lançando seu recente álbum solo "Calendário da Imaginação". O show terá abertura da banda local Os Dissonantes, que tem horário de início do show marcado para as 22h.
Plato já fez parte de diversos grupos do rock, sempre utilizando referências à psicodelia e jovem guarda. No início da década de 90, fez parte do obscuro Pére Lachaise. Por volta de 1994 ganhou mais reconhecimento com o Lovecraft, que lançou um CD numa época em que o formato ainda era pouco acessível para os independentes nacionais. Entre 1997 e 1998 teve bons resultados formando a dupla Frank & Plato (ao lado do cantor gaúcho Frank Jorge) e fez uma conexão paulistana motando o Momento 68, permanecendo no grupo apenas em sua fase embrionária.
Leia mais:
Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI
Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita
Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024
Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história
No ano passado foi lançado seu primeiro álbum solo, "Calendário da Imaginação", pelo selo paulistano Baratos Afins, o mais antigo selo independente nacional, que ultimamente investiu em artistas psicodélicos atuais como Mopho, Laranja Freak, Skywalkers e os dois volumes das coletâneas Brazilian Pebbles. O álbum, cuja capa inevitavelmente remete a "Lóki" do ex-Mutante Arnaldo Baptista, une um verdadeiro caldeirão de influências como folk, jovem guarda e funk com um tempero muito lisérgico e poético.
O cantor e compositor vem acompanhado de sua nova banda Clepsidra, formada por Leonardo Bomfim (guitarra), Diego Cartier (bateria) e Felipe Faraco (baixo). Com o grupo, Plato apresenta algumas canções do disco, como "Antiglitter" e "Segunda Vinda, Segunda Revolução". A nova formação também está investindo em novas composições, com temas mais dançantes e influência de Yardbirds, Kinks e Byrds. Destaques para "A dança do Exciter", "Úrsula", "Harmonix – O pior Planeta" e " A Menina Azul" (esta gravada para um tributo à fase psicodélica de Ronnie Von).
Serviço:
Plato Divorak & Clapsidra
Lançamento do CD "Calendário da Imaginação"
Abertura com a banda Os Dissonantes
Data: 02 de fevereiro, quinta-feira
Horário: 22 horas
Local: Retrô Bar
Endereço: Rua Trajano Reis, 351 - São Francisco
Entrada: R$ 7,00
Telefone para informações e reservas: (41) 8434-0314