A tradição e a diversidade dividirão o espaço da avenida Cândido de Abreu no primeiro dia de Carnaval deste ano. Escolas de samba tradicionais, como o Rancho das Flores; agremiações evangélicas, como o Jesus Bom a Beça e o Bloco da Diversidade, formado por gays lésbicas e transgêneros, estarão presentes na festa que leva a marca da participação popular.
O trabalho das escolas está quase pronto, mas a última semana costuma ser tensa para os carnavalescos. Dona Eudina Prestes, 81 anos, costurou todas as fantasias da Embaixadores da Alegria este ano e continua à todo vapor. O motor desta senhora é o amor pela escola. Foi neste ambiente que cresceram seus filhos, seus netos e o bisneto de nove anos, que neste Carnaval vai desfilar na bateria.
Receba nossas notícias NO CELULAR
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
Ela afirma que não teve descanso desde que começou a produção, mas não reclama. ‘Tudo que eu faço aqui é gostoso’, diz. Tamanha dedicação vai lhe valer uma homenagem da escola no ano que vem.
Além de costurar, Eudina desfila na ala das baianas. Este ano a carnavalesca terá nova companhia na avenida, um grupo que sempre esteve presente no Carnaval, mas de maneira pouco visível, discriminada. Trata-se do Bloco da Diversidade, promovido pelo Grupo Dignidade, uma organização não-governamental que defende os direitos dos homossexuais.
Para debutar na avenida, este bloco conta com o apoio do carnavalesco carioca Márcio Marins, 34, que trouxe a experiênca de desfiles em grandes escolas do Rio de Janeiro. Ele preparou seis alas, uma para cada cor da bandeira da diversidade humana. Segundo ele, o Carnaval de Curitiba leva a marca da resistência ‘Quem se propõe a fazer Carnaval, faz somente por amor e isso é uma vitória’, observa.
Mocidade Azul pode não desfilar
Pela primeira vez em mais de 30 anos de tradição, a Escola Mocidade Azul corre sério risco de não desfilar no Carnaval deste ano. De acordo com o presidente da Comissão de Carnaval de Curitiba, Domingos Kalva, a escola está subjúdice devido a uma disputa interna.
A celeuma teve início em maio de 2006, durante a eleição da nova direção. A chapa da situação não aceitou a votação de membros da escola no processo, apenas da diretoria. Houve então uma cisão interna que afastou parte da velha guarda da Mocidade Azul pertencentes à chapa opositora.
Em novembro de 2006, o grupo dissidente alterou a razão social da escola para Grêmio Cultural e Carnavalesco Mocidade Azul. Segundo a carnavalesca Marlene Monte Carmelo, 60 anos, a mudança aconteceu para que o grêmio pudesse, no futuro, disputar verbas culturais.
Para impedir que o grupo pleiteasse a verba disponibilizada pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC) para o desfile deste ano, a atual diretoria entrou com uma medida cautelar e com uma queixa-crime contra a chapa de oposição, alegando, entre outras acusações, falsidade ideológica.
Em dezembro, a Justiça deferiu a medida cautelar, anulando a eleição realizada pelo grupo da oposição, mas não concedeu a tutela da verba carnavalesca da FCC.
Marlene, uma das fundadoras da Mocidade Azul, alega que o atual presidente já está no poder há mais de cinco anos. Segundo ela, o processo eleitoral com a participação dos membros da escola está respaldado no Código Civil, além de refletir o desejo de renovação dos dirigentes.
Enquanto aguarda nova decisão da Justiça, a diretoria atual continua ensaiando normalmente. Segundo a tesoureira Márcia Barbosa, o grupo pretende desfilar, mesmo sem o dinheiro do edital da FCC.
No entanto, de acordo com a Comissão de Carnaval, a escola deveria ter pleiteado espaço na avenida até dia 2 de fevereiro e, como não o fez, pode ficar de fora do desfile deste ano.
Programação do Carnaval/2007 - de Curitiba
Dia 17 (sábado)
Desfile das escolas de Samba na avenida Cândido de Abreu (Centro de Curitiba)
- Grupo de Animação
18 horas: Escola Derrepente
18h30: Grupo Afoxé
19 horas: Rancho das Flores
19h40: Bloco da Diversidade
Grupo B
20h30: Escola Unidos do Bairro Alto
21h20: Escola Unidos de Pinhais
22h05: Escola Internautas
Grupo A
22h55: Escola Jesus Bom a Beça
23h55: Escola Acadêmicos da Realeza
0h55: Escola Embaixadores da Alegria
* Programação sujeita a mudança da Comissão de Carnaval
Dia 18 (domingo)
(Não há programação de Carnaval da Prefeitura de Curitiba)
Dia 19 (segunda-feira)
- Local: Rua da Cidadania Fazendinha (rua Carlos Klemtz s/nº)
15 horas: Baile Infantil
20 horas: Baile adulto
- Local: Rua da Cidadania Bairro Novo (rua Tijucas do Sul, 1700)
15 horas: Baile Infantil
20 horas: Baile adulto
Dia 20 (terça-feira)
- Local: Rua da Cidadania Fazendinha (rua Carlos Klemtz s/nº)
15 horas: Baile Infantil
20 horas: Baile adulto
- Local: Rua da Cidadania Bairro Novo (rua Tijucas do Sul, 1700)
15 horas: Baile Infantil
20 horas: Baile adulto