Rezam as lendas que para encontrar uma bruxa é preciso que as roupas sejam vestidas do avesso e que se ande de costas durante a noite. E se for dia 31 de outubro, certamente será possível conhecer essa figura munida de sua vassoura voadora.
Não à toa, o Dia das Bruxas foi escolhido pela Kabala Cia Teatral, de Cambé, para encenar o ''Caldeirão das Bruxas'', espetáculo teatral dirigido ao público infantil.
De acordo com Rô Fernandes, diretora e fundadora da companhia independente, em parceria com Rosa Maria da Silva, a encenação é adequada ao perfil do elenco composto por atores iniciantes. ''É uma peça fácil, que engloba muitos elementos, como expressão corporal, dança, canto'', refletiu a diretora.
Leia mais:
Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI
Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita
Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024
Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história
O mote se desenvolve em torno do nascimento de uma nova bruxa, a Mimosa, fato que ocorre exatamente no Halloween. ''A bruxa Catraca, uma das vilãs, é a narradora da história e, conforme ela vai contando os fatos, tudo ganha vida, e os acontecimentos se passam paralelamente'', disse.
Para a cerimônia, segundo Rô, entidades de diversas partes do mundo foram convocadas; bruxas de Portugal, China e Brasil. A trama segue com o grande dilema: se a bruxa Mimosa destinar suas forças para o bem, o caldeirão irá se apagar. Mas a diretora da peça antecipa que a moral da história é positiva. ''Mostramos que o bem vence o mal e que o amor prevalece acima de tudo'', confidenciou.
A Kabala Cia Teatral surgiu em novembro de 2003, em Cambé. Desde então, até o final de 2005, o grupo se dedicou ao estudo de uma peça que traduzisse a essência dos integrantes. Para a escolha do elenco foi elaborada uma oficina de teatro gratuita, da qual saiu apenas uma atriz.
O restante, declara Rô, apareceu dias depois ''como um milagre''. ''Aqui, todos contribuem com o que podem, inclusive na confecção do figurino e cenário. Paralelo ao teatro, os integrantes ou trabalham ou estudam também. É amor à arte'', destacou. Um dos destaques do grupo é o jovem Douglas Silva que, com apenas 12 anos, é responsável pela sonoplastia.
O texto do ''Caldeirão das Bruxas'' foi escrito por Carlos Nobre. Também integram a equipe, Cleide Capelari, Cleice Ellen, Bruno Alves, Taís Cristina, Ângela Brito, Tonia Dério, Luan Capelari, Adriana Tavares, Evelin Cristian de Souza e Luiz Carlos Rosa. De acordo com a diretora, a companhia está bolando uma peça de Natal.
Um pouco de história - São muitas as versões para a origem do Dia das Bruxas. Uma delas, é que a palavra Halloween é originária da igreja católica, sendo a contração de ''All Hallows Eve'', determinando a véspera do Dia de Todos os Santos (1º de novembro). Uma lenda celta revela que as almas de todos que partiram naquele ano retornariam à procura de seus corpos vivos para possuí-lo e usá-lo no ano seguinte. Segundo esses povos, essa seria a única chance de haver vida após a morte.
Com respeito à figura amedrontadora que voa sobre uma vassoura enfeitiçada, sua história surgiu nos Estados Unidos por meio dos primeiros colonizadores. Lá, se misturaram com as histórias de bruxas contadas pelos índios norte-americanos, sendo, mais tarde, confundidas com a magia negra originária da África, trazida pelos escravos.
O gato preto é um outro referencial de mau agouro, pois alguns 'causos' revelam que os bichanos podem ser uma outra personificação das bruxas - justificativa para a levada de superstições relacionadas aos negros gatos.
Serviço:
Apresentação do espetáculo infantil ''O Caldeirão das Bruxa'', da Kabala Cia Teatral, de CambéData: 31 de outubro, terça-feira
Horário: às 15 e 16 horas
Local: loja Salfer de Cambé, aberto ao público.
Às 19h30 haverá uma encenação para 13 unidades de creche da cidade.
Telefone para informações: (43) 3254-9876 ou 9145-7891.
Halloween CCAA
Local: boate Joy Club
Data: 1º de novembro, quarta-feira
Horário: das 19h30 às 23 horas
Informações adicionais pelo telefone (43) 3373-0400. As demais escolas decidiram antecipar as atividades referentes ao Dia das Bruxas na semana passada.