01/08/21
PUBLICIDADE
Lançamento

Trio londrinense Mateus Gonsales Trio mostra a força da música no disco Alquimia

Divulgação
Divulgação


Os músicos do Mateus Gonsales Trio se reuniram no palco do Teatro Ouro Verde, no fim do ano passado, para gravar o disco Alquimia. Mesmo com o espaço fechado por causa da pandemia, a produção seguiu os protocolos de segurança e os três dias de gravação conseguiram captar o clima de apresentação, abrindo as portas para o improviso, tão importante para a linguagem do grupo. Alquimia é um disco autoral, voltado à composição e às possibilidades que ela apresenta. "Quando a gente compõe, mostra todas as influências e características”, comenta Mateus Gonsales.

O álbum será lançado na sexta-feira (25) e conta, além do pianista e compositor, com Thiago Alves (contrabaixo) e Roger Aleixo (bateria). O repertório intercala músicas próprias e clássicos como Carinhoso, de Pixinguinha, e o segundo movimento da sonata Patética, de Beethoven, sem perder a digital criativa do grupo. O novo disco será disponibilizado nas plataformas digitais (Spotify, Deezer, Apple Music e Google Play) e também poderá ser adquirido, em formato físico, pela Tratore (tratore.com.br).

Alquimia é o segundo disco autoral de Mateus Gonsales. O primeiro, chamado Mateus Gonsales Trio, foi lançado em 2017. A formação, muito adotada pelo jazz, possibilita que o pianista apresente sua obra de forma descontraída, mas ao mesmo tempo com grande capacidade expressiva, destacando tanto o compositor quanto o instrumentista.

Algumas músicas, como Time Lapse 2020 e Alquimia, refletem as incertezas dos dias de hoje, quando o tempo parece modificado e as dúvidas pairam sobre os sons como se esperassem um desfecho menos trágico para a pandemia.

Em outros momentos, Mateus Gonsales prefere reinterpretar clássicos em harmonias ousadas, conquistando assim maior liberdade melódica. Dessa forma, o intérprete acaba se apropriando de grandes obras para oferecer uma versão única, respaldada pela experiência musical.

Além do contrabaixista Thiago Alves (São Paulo), que toca na Banda Mantiqueira, e do baterista Roger Aleixo (Londrina), cuja percussão melódica combina perfeitamente com o piano de Mateus Gonsales, o disco ainda conta com a participação especial de Marcello Casagrande, parceiro do Duo Clavis, ao vibrafone, e de Annalisa Powell na flauta transversal.

Mateus Gonsales é natural de Londrina. Formado em Jazz e MPB pelo Conservatório Musical e Dramático de Tatuí e pós-graduado em produção fonográfica pela UNOESTE (Presidente Prudente). Foi aluno de Magali Kleber, Paulo Braga, André Marques, Mário Loureiro, Rafael dos Santos e Ian Guest. Estudou regência com o maestro Othônio Benvenuto e arranjo de big-band com Paulo Flores. Integra o Duo Clavis desde 2011.
Redação Bonde com assessoria de imprensa
Continue lendo
Aos 86 anos

Dublador que deu voz a Salsicha, Mário Monjardim, morre três dias após voz de Scooby-Doo

30 JUL 2021 às 23h40
Passa bem

Apresentador João Kléber passa por cirurgia de urgência e está internado em hospital

30 JUL 2021 às 17h50
'Ridículo'

Sharon Stone revela ameaças de demissão por exigir atuar só com vacinados contra a Covid-19

30 JUL 2021 às 15h35
19 faixas

Thiaguinho lança álbum que considera o mais importante de sua carreira

30 JUL 2021 às 15h15
Já ouviu?

Billie Eilish lança 'Happier Than Ever', seu segundo álbum

30 JUL 2021 às 14h40
'Dia de realizar um sonho'

Ex-BBB Arthur Picoli é contratado pelo Flamengo para jogar futebol society

30 JUL 2021 às 14h20
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados