Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Lançamento

Trio londrinense Mateus Gonsales Trio mostra a força da música no disco Alquimia

Redação Bonde com assessoria de imprensa
22 jun 2021 às 16:51
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os músicos do Mateus Gonsales Trio se reuniram no palco do Teatro Ouro Verde, no fim do ano passado, para gravar o disco Alquimia. Mesmo com o espaço fechado por causa da pandemia, a produção seguiu os protocolos de segurança e os três dias de gravação conseguiram captar o clima de apresentação, abrindo as portas para o improviso, tão importante para a linguagem do grupo. Alquimia é um disco autoral, voltado à composição e às possibilidades que ela apresenta. "Quando a gente compõe, mostra todas as influências e características”, comenta Mateus Gonsales.


O álbum será lançado na sexta-feira (25) e conta, além do pianista e compositor, com Thiago Alves (contrabaixo) e Roger Aleixo (bateria). O repertório intercala músicas próprias e clássicos como Carinhoso, de Pixinguinha, e o segundo movimento da sonata Patética, de Beethoven, sem perder a digital criativa do grupo. O novo disco será disponibilizado nas plataformas digitais (Spotify, Deezer, Apple Music e Google Play) e também poderá ser adquirido, em formato físico, pela Tratore (tratore.com.br).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Alquimia é o segundo disco autoral de Mateus Gonsales. O primeiro, chamado Mateus Gonsales Trio, foi lançado em 2017. A formação, muito adotada pelo jazz, possibilita que o pianista apresente sua obra de forma descontraída, mas ao mesmo tempo com grande capacidade expressiva, destacando tanto o compositor quanto o instrumentista.

Leia mais:

Imagem de destaque
Apoio

Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI

Imagem de destaque
Homem atemporal em 2023

Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita

Imagem de destaque
The Tour em São Paulo

Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024

Imagem de destaque
The Eras Tour

Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história


Algumas músicas, como Time Lapse 2020 e Alquimia, refletem as incertezas dos dias de hoje, quando o tempo parece modificado e as dúvidas pairam sobre os sons como se esperassem um desfecho menos trágico para a pandemia.

Publicidade


Em outros momentos, Mateus Gonsales prefere reinterpretar clássicos em harmonias ousadas, conquistando assim maior liberdade melódica. Dessa forma, o intérprete acaba se apropriando de grandes obras para oferecer uma versão única, respaldada pela experiência musical.


Além do contrabaixista Thiago Alves (São Paulo), que toca na Banda Mantiqueira, e do baterista Roger Aleixo (Londrina), cuja percussão melódica combina perfeitamente com o piano de Mateus Gonsales, o disco ainda conta com a participação especial de Marcello Casagrande, parceiro do Duo Clavis, ao vibrafone, e de Annalisa Powell na flauta transversal.

Mateus Gonsales é natural de Londrina. Formado em Jazz e MPB pelo Conservatório Musical e Dramático de Tatuí e pós-graduado em produção fonográfica pela UNOESTE (Presidente Prudente). Foi aluno de Magali Kleber, Paulo Braga, André Marques, Mário Loureiro, Rafael dos Santos e Ian Guest. Estudou regência com o maestro Othônio Benvenuto e arranjo de big-band com Paulo Flores. Integra o Duo Clavis desde 2011.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade