Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Um navio musical chamado Brasil

Liliana Onozato - Folha de Londrina
03 jan 2008 às 17:28

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Fala-se muito sobre a música brasileira. Bem e mal. Em paralelo, sua produção segue em larga escala. Apesar da declarada crise mundial da indústria fonográfica, as gravadoras (majors e independentes) não se cansam de lançar novos títulos de vozes já renomadas, e novas vozes de artistas incipientes.

Em 2007, os destaques dividiram-se entre relançamentos, projetos originais e, em alguns episódios, coroação no ranking ''entre os mais vendidos''. Neste último caso, vale apontar para a popularidade de Ivete Sangalo, cujo álbum ''Ivete Sangalo no Maracanã - Multishow Ao Vivo'' (Universal Music do Brasil) foi o mais comprado no ano, segundo dados da revista Sucesso!.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Mudando a seara, o polêmico Caetano Veloso lançou ao vivo o voraz ''Cê'', em CD e DVD, também pela marca Multishow, trabalho no qual o cantor e compositor mais se expôs sexualmente, cercado pelos arranjos intensos de baixo, bateria, guitarra e violão. Ao vivo, Caê dá vazão à sua veia tropicalista.

Leia mais:

Imagem de destaque
Apoio

Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI

Imagem de destaque
Homem atemporal em 2023

Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita

Imagem de destaque
The Tour em São Paulo

Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024

Imagem de destaque
The Eras Tour

Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história


No quesito criatividade, a ''Orquestra Imperial'' (Som Livre) levou vantagem com o fabuloso disco ''Carnaval só Ano que Vem''. O grupo reúne 19 artistas-amigos (entre eles, Moreno Veloso, Wilson das Neves, Nina Becker, Thalma de Freitas e Rodrigo Amarante), que celebram a música com a harmoniosa combinação de gafieira, samba, jazz e bossa nova.

Publicidade


Elza Soares, senhora veterana com 47 anos de carreira, lançou o luminoso ''Beba-me Ao vivo'', seu primeiro DVD, um registro da Biscoito Fino em parceria com o Canal Brasil. Apesar do esquecimento da mídia, Elza deixa transparecer espontaneamente por que é considerada uma das maiores intérpretes do Brasil.


Ainda na cadência do samba, a novata Teresa Cristina, porta-estandarte da Lapa, definitivamente teve seu talento endossado. ''Delicada'' (EMI), com participação do Grupo Semente, revela sua linda voz e a habilidade em estabelecer boas parcerias.


Migrando para outra vertente da música brasileira, dizem que a influência dos Tribalistas ficou impressa no ex-Titãs Arnaldo Antunes. Em seu mais recente lançamento, o contraste entre os paradoxos aparece desde o título do DVD ''Ao Vivo no Estúdio'' (Biscoito Fino), até as filmagens em preto-e-branco. Os arranjos delicados e a voz suavizada de Antunes compartilham com as participações especiais de Nando Reis, Branco Mello, Edgard Scandurra, Marisa Monte e Carlinhos Brown. Excepcional!

Outro projeto que merece atenção foi encabeçado por Nelson Motta, quando elegeu a vocalista do Patu Fu, Fernanda Takai, para interpretar um repertório de Nara Leão. A semelhança entre a docilidade do timbre de ambas não anulou, em momento algum, a originalidade de ''Onde Brilhem Os Olhos Seus'' (Do Brasil Discos/Tratore). De onde estiver, Nara deve ter aplaudido.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo