O clássico e o contemporâneo dividem o palco de sexta a domingo, no Circo Funcart, em Londrina. A Escola Municipal de Dança traz ao público a coreografia ''Les Sylphides'', com direção de Marciano Boletti. O Ballezinho mostra a montagem ''Casa O Antes Definido Jeito de Viver a Mesma Coisa'', com direção de Cláudio de Souza. Nos três dias, os dois espetáculos serão apresentados às 20 horas.
''Les Sylphides'' abre a noitada com alunos em estágio avançado da Escola. É uma remontagem da coreografia original de Michael Fokine com música de Frederic Chopin. A peça estreou em Paris, no começo do século 20, dando início à sucessão de rupturas que introduziriam a modernidade na dança. Foi o primeiro balé clássico abstrato, assim rotulado por não ter uma rígida estrutura narrativa ou personagens caracterizados.
A obra é definida como um devaneio romântico composto de uma suíte de danças. ''Fokine propôs uma volta ao romantismo numa concepção em que a dança sustentava-se por si sem se apoiar numa história, numa dramaturgia ou num enredo. Ele dizia que bastava a sensação de ver os corpos em movimento ao som de Chopin'' explica Leonardo Ramos, diretor da Escola Municipal de Dança.
Leia mais:
Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI
Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita
Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024
Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história
O elenco traz ao palco as bailarinas Angélica Alves, Bárbara Delalibera, Bruna Martins Rosa, Camila Talevi, Camile Vergara, Caroline Santos, Giovana Machado, Gláucia Leite Freitas, Ingrid Cobayashi, Izabela Rapchan, José Maria, Ligia Cristina Silva, Manuela Valente, Mariana Sapia, Mayara Stanganelli, Mônica dos Santos, Natália Massoni e Suemi Sekiguchi Barbosa.
''Les Sylphides'' foi apresentado no final de 2004 como o número de encerramento das atividades da Escola naquele período. O espetáculo ''Casa'', por sua vez, ficou três semanas em cartaz no ano passado. Volta agora ao palco com nove integrantes do Ballezinho, grupo amador criado há pouco mais de oito anos e que funciona num nível intermediário entre as atividades de formação da Escola e o trabalho de produção profissional da companhia Ballet de Londrina.
A montagem de ''Casa'' foi feita coletivamente envolvendo elenco e coreógrafo. Cláudio de Souza conta que o processo começou com uma pesquisa sobre o tema no qual as bailarinas observaram com atenção o cotidiano de suas próprias casas e as relações nela estabelecidas. ''Em seguida, experimentamos idéias e ações a partir dessa releitura e, a partir daí, fomos moldando o material em movimentos'' diz.
A idéia central é compartilhar um mundo comum a todos e, ao mesmo tempo, específico a cada um. O elenco reúne as bailarinas Amanda dos Santos, Bruna Martins Rosa, Camile Vergara, Giovanna Laís Tavares Machado, Ingrid Regina Cobayashi, Luna Hiron, Manuela Fernandes Valente, Patrícia Cristina Duarte Ramos e Tânia Gabriela da Silva.
Souza comemora o fato do palco acolher, nesses três dias, duas montagens de gêneros distintos. ''O público terá contato com duas vertentes de dança, o clássico/romântico e o contemporâneo, que é interessante para se compreender melhor as diferenças e perceber que o contemporânea tem sua base no clássico'' salienta. Leonardo Ramos, por sua vez, anuncia que a platéia londrinense poderá assistir a espetáculos periódicos no Circo Funcart.
A idéia é apresentar pelo menos uma montagem por mês no local. ''Antes fazíamos temporadas longas a cada nova montagem. Agora pretendemos fazer temporadas curtas, mas constantes'' explica. As apresentações contam com patrocínio do Ministério da Cultura/Lei Federal de Incentivo à Cultura/Milenia Agrociências.
Serviço:
Espetáculos ''Les Sylphides'' (com Escola Municipal de Dança) e ''Casa'' (Ballezinho de Londrina)
Datas: sexta, sábado e domingo
Horário: 20 horas, nos três dias
Local: Circo Funcart
Endereço: Rua Souza Naves, 2380
Ingressos: R$ 5,00 e R$ 2,50
Telefone: (41) 3342-2362 e 9116 8567