Uma das bandas de rock mais populares do mundo, o U2 deu um novo álbum grátis para meio bilhão de usuários do software iTunes, da Apple Inc. Mas a iniciativa parece não ter agradado a todos. "Não foi legal da parte deles", disseram alguns dos que receberam o presente. "Quem é U2? E por que as músicas deles ficam aparecendo no meu iPhone?", questionou uma usuária do Twitter chamada Natalie, em um de uma série de tuítes compilados no Storify. "Eu nunca comprei música deles".
Dependendo da configuração do usuário, o álbum "Songs of Innocence" pode ser baixado
automaticamente para alguns aparelhos da Apple, preenchendo o espaço disponível. Para os demais, o álbum apenas apareceu como disponível para download entre uma lista de outras gravações que os usuários haviam comprado por meio do iTunes.
A distribuição massiva irritou particularmente jovens que não estavam familiarizados com o U2, uma banda formada em 1976 cujo último álbum, "No Line on the Horizon", foi lançado cinco anos atrás.
Leia mais:
Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI
Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita
Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024
Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história
"Nada irrita mais a audiência do que colocar algo que as pessoas não querem e não pediram em seus aparelhos", escreveu Bob Lefsetz, autor de um blog sobre a indústria da música, nesta semana. "Mesmo que você não tenha baixado o álbum, ele está lá entre os que você comprou, te irritando".
Enquanto alguns se queixaram na internet sobre o álbum grátis, outros elogiaram a
iniciativa. "Obrigado pelo #presente, que álbum maravilhoso, está no modo de repetição no meu carro!!", disse um usuário do Twitter chamado Jason Steenkamp. Os usuários que estavam com a opção de download automático ligada podem deletar o álbum indesejável se quiserem. Ele continuará em uma lista de itens adquiridos, o que significa que pode ser
baixado novamente depois.
A Apple e o U2 têm uma longa história juntos, que data da criação da loja iTunes, em 2003.
(Com informações InfoMoney)