O Bar Valentino está comemorando 25 anos. Mesmo condenado a fechar as portas no local que sempre o abrigou, na Avenida Bandeirantes, o tradicional reduto da boêmia londrinense não vai passar a data sem festa.
Uma intensa programação artística foi montada para animar diariamente seus frequentadores durante o mês de outubro incluindo shows, discotecagens, feira de livros e até uma palestra dirigida aos músicos da cidade.
''A idéia inicial era convidar os músicos que tocaram nos primeiros anos do bar e que hoje estão fora do circuito. Mas isso não foi possível porque muitos já não moram em Londrina e, para trazê-los, teríamos que arcar com custos de transporte e hospedagem. Como a proposta ficaria inviável, optamos por chamar os artistas que estão em atividade'' conta Valdomiro Chammé, sócio-proprietário do bar.
Leia mais:
Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI
Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita
Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024
Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história
A programação começa no primeiro domingo do mês, 03 de outubro, às 21h30, com uma discotecagem comandada por Rodrigo Grota e Bruno Gehring. No set, a dupla homenageia artistas londrinenses (ou que iniciaram suas carreiras na região) que ficaram famosos na década de 80 como integrantes da chamada ''vanguarda paulistana'' caso de Arrigo Barnabé, Itamar Assumpção e Robson Borba.
A agenda prossegue com a festa ''Terça Tilt'', (dia 05), dedicada aos amantes do rock alternativo. No dia seguinte, é a vez da banda Set Satélite, que presta uma homenagem especial ao bar onde ela também começou há três anos.
Para a quinta-feira, está prevista uma apresentação dos Benditos Energúmenos, misturando recital poético com arranjos musicais. No mesmo dia, acontece uma feira de livros editados em Londrina.
Na sexta, dia 08, será realizada a festa de aniversário do bar. Para animar a balada, foram escaladas as bandas Devacan, Doors Cover e Macaco Oxossi.
A noite contará ainda com uma jam com músicos convidados, além de discotecagem do músico Rodrigo Amadeu, vocalista da The Cherry Bomb. A festa acontece no C.T.G. (Centro de Tradições Gaúchas), a partir das 22h. Os ingressos estão à venda no Valentino a R$ 10,00.
Um serviço de van será colocado à disposição do público, a partir das 21h30, saindo da frente do bar. Neste dia, a casa não funcionará. No domingo, ela reabre as portas para receber a Companhia Rhamza Ali, que apresentará o espetáculo ''Shuvani'' (na língua cigana significa ''mulher sábia''). Na segunda, dia 11, uma festa com discotecagem de músicas dos anos 70 e 80 será comandada pelo advogado João Durval.
Para a terça, dia 12, foi programada uma míni mostra de curtas metragens produzidos em Londrina. No dia 13, é a vez da apresentação do Quarteto de Percussão.
No dia seguinte, sobe ao palco a banda Acústicos Y Guerreiros. No domingo, dia 17, a atração é a banda US9 juntamente com uma feira de CDs. A semana recomeça com mais uma ''Terça Tilt'' na terça-feira (dia 19).
No dia seguinte, o show é da banda Soul Brasil. Na quinta-feira, o palco do Bar acolhe a MPB da Banda Boa. No domingo (24), um show do grupo El Meremkumbê marca a edição do mês da ''Noite do Charuto Cubano'', festa idealizada pela jornalista Janaína Ávila e dedicada à música latina. O El Meremkumbê é de Curitiba, mas traz dois legítimos cubanos em sua formação (piano e voz).
O grupo vem promovendo o intercâmbio e a divulgação da música e dos ritmos latinos como o mambo, rumba, bolero, cha-cha-cha, son-montuno, danzón, merengue. A última semana de outubro começa com a discotecagem de Samuel Staviski, no dia 26. Para a quarta-feira, foi agendada uma palestra para músicos com o consultor do Sebrae Jorge Baum.
Depois, às 21h30, o bar abre para o público com o Londrina Jam Session. Na quinta, dia 28, o bar recebe o músico Kiko Jozzolino e no domingo, dia 31, Erik mago e o grupo Ventilador S.A. fecham a programação de aniversário com uma performance especialmente criada em homenagem à diversidade de histórias e pessoas que circulam pelo bar.