26/10/20
PUBLICIDADE
Saiba mais

Veja cinco destaques da 'biblioteca pública' online do Radiohead

No último dia 20, o Radiohead compilou quase três décadas de material relacionado à banda em um site. Chamado de Biblioteca Pública do Radiohead, o arquivo online traz diversos vídeos de shows inteiros, antigos e mais recentes, videoclipes em alta qualidade, músicas raras, desenhos, material promocional -incluindo merchandising, de volta à venda- de anos atrás, vídeos transmitidos na internet, documentários e performances na TV, entre outras coisas.

Divulgação
Divulgação


O vasto material, disponível gratuitamente para streaming e também download, está organizado pelas épocas dos discos a que ele correspondem, desde o começo do grupo britânico, com o álbum "Pablo Honey", do começo dos anos 1990, até "A Moon Shaped Pool", de 2016. Há registros de shows memoráveis, como no festival Pinkpop de 1996 ou em Dublin, em 2000, parte de uma turnê feita inteira com shows em tendas.

Veja cinco destaques do material.

SHOW EM SÃO PAULO

Para o público brasileiro, um dos vídeos mais interessantes é o registro de um dos shows do Radiohead em São Paulo. Apesar da baixa qualidade, tanto de imagem quanto de som, a gravação traz a íntegra da primeira apresentação da banda no Brasil, com quase duas horas e meia de duração e um setlist de 26 faixas, incluindo um encerramento com o hit "Creep".

Uma curiosidade é a performance de "The National Anthem", faixa de "Kid A" (2000), que é precedida e entremeada por inserções de sons de rádios brasileiras. A biblioteca do Radiohead informa que o show ocorreu em 22 de março de 2008 mas, na verdade, ele aconteceu no ano seguinte, em evento com presença de Kraftwerk e dos Los Hermanos.

O EP "DRILL"

Junto ao lançamento do arquivo online, o Radiohead disponibilizou também nas plataformas de streaming o primeiro EP comercialmente distribuído da banda. Com quatro faixas, o trabalho saiu em 1992, com apenas 3.000 cópias.

"Drill" contém versões rudimentares de músicas que integrariam o disco de estreia do grupo, "Pablo Honey", de 1993, entre elas "Prove Yourself" e "Thinking About You". É interessante perceber a evolução dessas músicas mais antigas, especialmente "Thinking About You", que soa muito mais acelerada que em sua versão original. É interessante notar também o crescimento da própria banda que, no EP, soa apenas como uma versão juvenil do grupo que viria a criar verdadeiras obras-primas nas décadas seguintes.

O DOCUMENTÁRIO "MEETING PEOPLE IS EASY"

O arquivo do Radiohead traz listas com material selecionado e comentado pelos próprios integrantes da banda. Entre as escolhas do vocalista, Thom Yorke, está o documentário "Meeting People Is Easy", de 1998, que acompanha o quinteto britânico no auge do sucesso, no momento posterior ao lançamento de "OK Computer", disco de 1997 que os alçou à fama mundial.

"Nunca realmente assisti a ele desde que foi finalizado. Não podia, porque me levaria de volta a um buraco mental do qual demoraria dias para me recuperar", ele escreve. "Mas agora, dando uma passada, parece que ele é meio engraçado, triste e alarmante ao mesmo tempo. Continuo nos reconhecendo, mas teria algumas palavras duras para mim mesmo àquela altura."

RASCUNHOS, SITES E CAMISETAS ANTIGOS

Um site de rascunhos de 2004 voltou à funcionar no arquivo online do Radiohead. Chamada de Diet of Worms, a página -uma seção do site da banda na época- traz links para fotos de baixa qualidade, acompanhadas por pequenos textos e reflexões, além de rascunhos de desenhos e até imagens de cadernos com frases inacabadas e sem contexto.

Como é sabido entre os fãs, Thom Yorke costuma consultar esses cadernos para usar ideias em novas músicas. No site de 2004 é possível, por exemplo, ver ideias de letras que acabariam, por exemplo, em "Burn the Witch", principal single do mais recente disco de inéditas do Radiohead, "A Moon Shaped Pool", de 2016.

O arquivo online ainda traz links para páginas antigas do site da banda. Neste caso, o interessante é perceber a criatividade do grupo em se apresentar na internet numa época que ela não tinha a importância que tem hoje. "Design do website como mamãe e papai costumavam fazer", brinca o guitarrista Jonny Greenwood.

Para completar, camisetas e merchandising antigos do Radiohead, que estava fora de catálogo, estão de à venda novamente.

O DVD "THE MOST GIGANTIC LYING MOUTH OF ALL TIME"

Em 2003, o Radiohead estreou a "Radiohead TV", espécie de canal online para veicular o material audiovisual do disco "Hail to the Thief", lançado naquele ano. Os curtas que foram exibidos no espaço, em uma época ainda precária da internet, foram compilados em DVD em 2004, sob o título "The Most Gigantic Lying Mouth of All Time". Agora, todos os vídeos -24 curtas divididos em quatro capítulos-, que foram feitos pelo próprio Radiohead e por fãs, estão disponíveis novamente.
Lucas Brêda - Folhapress
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
'Destruindo nosso país'

Billie Eilish faz em live com espaço 3D e discurso anti-Trump

26 OUT 2020 às 15h48
'Babaca e ardilosa'

Barraco na Fazenda 12! Lidi Lisboa discute com MC Mirella após punição

26 OUT 2020 às 15h30
'Em recuperação'

Datena é internado com dores no peito e passa por procedimento

26 OUT 2020 às 10h32
Assédio

'Fazer o certo requer coragem', diz Dani Calabresa sobre caso de Melhem

26 OUT 2020 às 09h38
Após cobranças

Adnet e Duvivier se posicionam sobre denúncias contra Marcius Melhem

26 OUT 2020 às 08h49
'Sensação de fracasso'

Claudia Raia conta detalhes da separação de Alexandre Frota

26 OUT 2020 às 08h29
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados