Pesquisar

ANUNCIE

Sua marca no Bonde

Canais

Serviços

Publicidade

Viagem ao país dos dinossauros

Jackeline Seglin - Folha de Londrina
13 out 2004 às 17:25

Compartilhar notícia

Eduardo Anizelli
siga o Bonde no Google News!

Desde que reapareceram nas telas de cinema há cerca de 10 anos, com o sucesso da série de filmes ''Jurassic Park'', de Steven Spielberg, os dinossauros não saíram mais de cena. Pelo menos na cabeça das crianças que ''viajam'' nas aventuras pré-históricas.

Aproveitando esse filão, uma empresa de Piracicaba (SP) vem investindo no assunto e há uma década leva exposições sobre dinossauros por várias cidades brasileiras.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.
Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.


No começo de outubro, chegou a Londrina o ''Vale dos Bebês Dinossauros'', uma exposição didática inédita no Paraná e que traz 11 réplicas robotizadas em dimensões reais, além de painéis e um filme que documentam a história desses animais, extintos da Terra há milhões de anos.


A atração está montada em uma área de 400 metros quadrados no Catuaí Shopping Center para comemorar a Semana da Criança e ficará aberta na cidade até o final do mês.


As réplicas de bebês dinossauros foram confeccionadas por dois artistas de Piracicaba os irmãos Lajur e Lee em fibra de vidro, resina e látex. Os bonecos possuem movimentos animatrônicos (boca, olhos, braços se movem) e emitem sons.


O gerente da empresa, Celso Nozella, diz que em Londrina uma equipe de oito pessoas trabalha na exposição, incluindo duas monitoras que ficam à disposição do público. Segundo o gerente, a exposição é baseada em pesquisas museológicas feitas no Rio de Janeiro.


Logo na entrada, em meio à vegetação, luzes e sons característicos, há um filhote de tricerátops (que viveu há 66 milhões de anos), dentro de um ovo quebrado. Um corredor leva a outra sala. Algumas crianças esticam o pescoço, receosas por causa dos ruídos.


No caminho, uma pequena ponte, da qual vê-se um pterossauro, carnívoro voador de cerca de 30 quilos, e um estegossauro, herbívoro de cerca de três metros, com cabeça absurdamente pequena e uma cauda com quatro espinhos ósseos que serviam como arma. ''Como é o nome desse?'', pergunta a garota à monitora. ''Ih, parece que vai dar medo!'', diz a amiga.


Na sequência do passeio, uma sala maior, mais escura, mostra uma família tricerátops (com cabeça grande e forte, bochechas musculosas, dentes afiados e bico córneo curvado) e uma família apatossauro (o conhecido pescoçudo, que nos desenhos animados é o personagem Dino, dos Flintstones).


>> Leia matéria completa na Folha de Londrina
>> Conheça algumas espécies de dinossauros da exposição

Cadastre-se em nossa newsletter


Serviço:
Vale dos Bebês Dinossauros
Exposição de réplicas robotizadas

Data: todos os dias, durante o mês de outubro
Horários: de segunda a sábado, das 10 às 22 horas, e aos domingos, das 12 às 22 horas
Local: Shopping Catuaí, no espaço onde funcionava o boliche (em frente à entrada das Lojas Americanas)
Ingressos para maiores de três anos: R$ 5,00


Últimas notícias

LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas