'Memórias Póstumas', adaptação de um dos grandes clássicos da literatura brasileira, recebeu sábado à noite em Gramado cinco Kikitos, entre eles os de melhor filme, direção, roteiro e atriz coadjuvante (Sônia Braga). O quinto prêmio foi também de melhor filme, segundo votação da crítica. Klotzel ainda recebeu um carro e prêmio em dinheiro.
Entre os latinos, que tiveram premiação à parte, o vencedor já esperado foi 'Un amor de Borges', de Javier Torre, também eleito o melhor pelo júri formado por críticos brasileiros, uruguaios e argentinos. Outros dois nacionais que dividiram vários prêmios foram o policial 'Bufo & Spallanzani', de Flavio Tambelini, e o gaúcho 'Netto Perde Sua Alma', de Tabajara Ruas e Beto Souza - obviamente faturando o Kikito dado pelo júri popular. Entre os curtas, 'Palíndromo' levou quase todos os prêmios possíveis. Tony Ramos foi escolhido o melhor ator pelo papel de um detetive incorruptível em 'Bufo & Spallanzani'. Menos conhecida mas talentosa, Isabel Guerrón ficou com o Kikito de melhor atriz pelo mesmo filme. O veterano Juca de Oliveira, também por 'Bufo', recebeu o troféu como melhor ator coadjuvante. 'Netto Perde Sua Alma', superprodução dos pampas, ficou também com melhor música e melhor montagem.
* Leia mais em reportagem especial de Carlos Eduardo Lourenço Jorge na Folha de Londrina/Folha do Paraná desta segunda-feira