Será realizada, nesta sexta-feira (4), às 18h30, a apresentação inaugural da programação on-line do projeto Música na Biblioteca, presentando o público com um concerto da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina. O evento de abertura traz a série "Encontro dos Séculos – de Bach a Piazzolla”, com interpretações de obras de Bach, Albinoni, Boccherini, Mozart, Strauss e Piazzola, sob direção artística do violinista e regente Evgueni Ratchev. O concerto foi gravado em novembro de 2020 na Paróquia Nossa Senhora da Paz. A transmissão será disponibilizada via YouTube, pelo canal Bibliotecas Públicas Municipais de Londrina.
No início da transmissão de estreia haverá uma abertura ao vivo, com a participação do secretário municipal de Cultura, Bernardo Pellegrini; da coordenadora da Mostra de Música de Câmara de Londrina, Irina Ratcheva; e da coordenadora de Atendimento, Programação e Extensão, da Secretaria Municipal de Cultura, Tatiane Batista dos Santos.
A programação do Música na Biblioteca, totalmente virtual e gratuita, é uma iniciativa da Biblioteca Pública Municipal de Londrina, juntamente com a Mostra de Música de Câmara, que conta com patrocínio do Promic (Programa Municipal de Incentivo à Cultura).
Leia mais:
Stray Kids, grupo fenômeno do k-pop, anuncia show extra em São Paulo; veja como comprar
1º Festival Internacional de Inovação acontece em dezembro em Londrina
Réveillon do Rio terá Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Maria Bethânia e Anitta
Eduardo Paes sugere show de Lady Gaga no Rio de Janeiro para 2025
Uma agenda especial será realizada de junho até dezembro de 2021 promovendo recitais com músicos de renome, concertos comentados, workshops, entrevistas, conversas sobre música e apresentações comemorativas das temporadas já realizadas. As transmissões irão ocorrer duas vezes por mês sempre às sextas-feiras, às 18h30, até dezembro deste ano.
A ideia do novo projeto on-line surgiu após a Mostra de Música de Câmara já ter realizado alguns eventos deste projeto na Biblioteca Municipal, em ações presenciais, e também por conta do momento de pandemia, que impossibilita a realização de concertos ao vivo. Os canais virtuais irão disponibilizar conteúdos diversos, com eventos ao vivo e outros já gravados, oferecendo conhecimentos sobre o universo da música erudita e popular, concertos dedicados à história da música brasileira, apresentações de artistas que vêm se destacando pela performance, além de conversas sobre os compositores que marcaram a trajetória do mundo musical.
A coordenadora de Atendimento, Programação e Extensão, da Secretaria Municipal de Cultura, Tatiane Batista dos Santos, enfatizou que a diversidade de público que as plataformas digitais podem alcançar é uma das grandes vantagens, já que os conteúdos estarão abertos gratuitamente tanto para os londrinenses quanto para pessoas de qualquer parte do mundo. "A iniciativa é importante para continuar formando plateias e levar eventos de qualidade, entretenimento e lazer para quem está mais em casa por conta da pandemia. A Biblioteca Municipal tem seu papel cultural e esse projeto vem para oferecer mais uma opção, com foco na linguagem musical. Com isso, passa a integrar uma agenda on-line que hoje conta com palestras e debates do projeto Literatura na Biblioteca, contação de histórias, além da divulgação de eventos, cursos e outras agendas nas redes sociais”, frisou.
Irina Ratcheva, coordenadora da Mostra de Música de Câmara, que está em sua 10ª temporada, expressou satisfação e otimismo ao falar sobre esse projeto, em parceria com a Biblioteca. "É uma enorme felicidade estreitar a parceria da Mostra de Música de Câmara com a Biblioteca Pública Municipal, levando ao público uma série de atrações virtuais. Depois da suspensão de todos os eventos na cidade, por causa da pandemia de Covid-19, a Mostra no formato on-line teve início em 2020 e, de lá para cá, buscamos trabalhar para nos adaptarmos aos novos tempos e continuarmos levando música de qualidade para todos”, destacou.
A Mostra de Música de Câmara tem o patrocínio do Promic e é uma iniciativa realizada pela Artis Colegium Associação Cultural.
Solistas de Londrina
A Orquestra contabiliza mais de 450 concertos realizados desde a sua fundação, participações em festivais de música, circuitos nacionais e estaduais, sete álbuns gravados e vários prêmios nacionais. O grupo atua no cenário nacional erudito e desenvolve seus projetos com o objetivo de executar música de qualidade e, ao mesmo tempo, participar de um movimento que descentraliza o acesso à cultura para formar novos públicos.
É considerado um dos grupos camerísticos mais conceituados do país. Em seu repertório, amplo e original, constam grandes obras de compositores brasileiros e internacionais. Desenvolve um projeto inédito no Brasil de registro fonográfico de obras de compositores brasileiros, denominado Retratos Brasileiros.