Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Não perca!

Usina Cultural transmite dois espetáculos teatrais ao vivo no fim de semana

Redação Bonde com N.com
04 jun 2021 às 14:07
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O projeto Ocupação Usina Cultural inicia, neste fim de semana, a programação virtual do mês de junho, levando ao público atrações de teatro com transmissões ao vivo pela internet. No sábado (5), a Cia Te-Ser apresenta o espetáculo "De uma à outra”, cuja temática objetiva dar voz à memória coletiva de mulheres londrinenses. E no domingo (6), será a vez do espetáculo "Psicose”, do Projeto Psicose, ocupar o palco da Usina Cultural por meio de uma abordagem cênica pautada na meta-linguagem para abordar o tema da depressão.


As duas apresentações serão transmitidas, ao vivo, pelo canal do YouTube da Usina Cultural, às 17h.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Apresentado pela Companhia Te-Ser, que tem como tema a mulher, o espetáculo teatral "De uma à outra” visa dar voz à memória de um coletivo feminino enquanto minoria que luta através do tempo para viver, ser e ocupar. A peça é conduzida pelas atrizes Raissa Bessa e Raquel Sant’Anna, que também assinam a direção do espetáculo. Elas partem de memórias pessoais e expandem-se por memórias externas, coletadas em uma pesquisa que se deu por meio de urnas, que foram espalhadas pela cidade e entrevistas filmadas com foco na realidade de três gerações de mulheres londrinenses.

Leia mais:

Imagem de destaque
No Espaço Villa Rica

Projeto Ópera Viva promove novo concerto em Londrina neste domingo

Imagem de destaque
Pré-divulgação

Taylor Swift divulga novo álbum em loja de discos em São Paulo

Imagem de destaque
"Chapéu de Adel"

Palhaça Adelaide realiza mini mostra para crianças na Vila Cultural Triolé neste fim de semana

Imagem de destaque
Confira"

Veja como assistir ao show da Madonna no Rio em barco com open bar, DJ e comida


No palco, objetos espalhados aguardam para ter suas histórias compartilhadas e é a plateia quem escolhe quais deles farão parte do espetáculo do dia, e em que ordem as coisas deverão acontecer. Nessa dinâmica, cada apresentação é uma experiência única.

Publicidade


Após o espetáculo será realizado um bate-papo com a companhia sobre o processo de criação do espetáculo, via plataforma Google Meet.


"Psicose”

Publicidade


O espetáculo, do Projeto Psicose, parte da dramaturgia de Sarah Kane, especificamente o texto "psicose 4:48”, que somada às inquietações da equipe propositora, tende a sacudir algumas estruturas cênicas, além de propor reflexões a respeito do suicídio e da marginalização de transtornos mentais.


A estrutura textual fragmentada foi o fio condutor do processo criativo resultando em um espetáculo que tem por condução a aleatoriedade, efemeridade e o jogo. O espetáculo reflete a fragmentação do texto, dando abertura para diferentes interpretações, conexões e possibilidades, seguindo uma ordem não cronológica.

Publicidade


A partir da pesquisa de objetos usados frequentemente para o suicídio foi construindo-se cada cena independentemente da relação dela com a outra, criando fragmentos que se conectam como uma imagem em mosaico, refletindo angústias, amores e as dores de uma vida em psicose. A peça pretende gritar as vozes que são silenciadas pelos medicamentos e pela sociedade, pelas instituições e políticas que controlam nosso corpo, (re)mexendo com o ser/estar, assim como problematiza e critica as ações sociais, relacionais e psicológicas que envolvem os indivíduos.


Ocupação Usina Cultural

Publicidade


O projeto conta com patrocínio do Promic (Programa Municipal de Incentivo à Cultura) e consiste em um festival com transmissão ao vivo de dez espetáculos teatrais, iniciado em 20 de maio. A programação vai até 19 de junho, reunindo oito companhias de Londrina e duas de Maringá, ao todo.


Todas as apresentações são transmitidas, gratuitamente, pelo canal de YouTube da Usina Cultural. As apresentações são semanais e o público ainda poderá participar de ações formativas com bate-papos, vivências e oficinas culturais.

Publicidade


A programação do projeto foi elaborada a partir de um edital público de seleção, lançado em março de 2020, contemplando propostas com variadas expressões artísticas no campo das artes cênicas. Inicialmente planejado para acontecer de forma presencial, o projeto passou o primeiro ano de pandemia em constante processo de adequação para chegar à proposta de programação virtual.


Canais


A programação completa do festival Ocupação Usina Cultural pode ser conferida na plataforma Londrina Cultura e nos canais do Facebook e Instagram da Usina Cultural. Os espetáculos são transmitidos, exclusivamente, pelo canal de YouTube da Usina Cultural. Já as ações formativas, como bate-papos e oficinas, são realizadas através do Google Meet, com formulário prévio de inscrição.

- YouTube: https://tinyurl.com/1qxgkdg4
- Instagram: https://tinyurl.com/465kw2vr
- Facebook: https://tinyurl.com/5xmb347w
- Londrina Cultura: https://tinyurl.com/2p6wxe47


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade