Pesquisar

Canais

Serviços

"Alma Aprisionada", é inspirada na vida de Stela do Patrocínio (1941-1992), que foi paciente do hospital psiquiátrico Colônia Juliano Moreira, no Rio - Divulgação
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

Alma Aprisionada encerra Festival de Dança de Londrina

Ana Paula Nascimento
22 jul 2003 às 16:35
Continua depois da publicidade

A Companhia Balé de Rio Preto apresenta "Alma Aprisionada" neste domingo, às 20 horas, no Cine Teatro Ouro Verde, marcando o encerramento do Festival de Dança de Londrina, que começou no último dia 29.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

Na mesma ocasião, será feita a entrega de prêmios para as 10 categorias que participaram das mostras competitivas. Bastante abrangente e eclético, o festival proporcionou mesas-redondas, palestras, bate-papos e oficinas de técnica de dança, artes cênicas e crítica de dança. O evento reuniu 800 profissionais, sendo que ao todo 64 grupos se apresentaram mais de 179 categorias.

Continua depois da publicidade


A coreografia que encerra o festival, "Alma Aprisionada", é inspirada na vida de Stela do Patrocínio (1941-1992), que foi paciente do hospital psiquiátrico Colônia Juliano Moreira, no Rio de Janeiro. Stela viveu no mesmo hospital em que esteve internado Arthur Bispo do Rosário (1909-89). Recusava-se a tomar remédios e, quando não falava, escrevia em pedaços de papelão. Seus dizeres foram recolhidos em fitas e transformados em livro: "Reino dos Bichos e dos Animais É o Meu Nome'', da Azougue Editorial.


O legado de Stela, que já foi transformado em poema e peça de teatro, agora ganha vida em "Alma Aprisionada", através da coreografia de Mário Nascimento, com direção de Creuza Arruda. A trilha do espetáculo é de Loop B, que abusou de sons extraídos de tanques de gasolina e descargas. Fundada em 1987, a companhia se diferencia por ter bailarinos que tocam instrumentos ao vivo, cantam e interpretam. Em 1998, Mário Nascimento (coreógrafo residente) recebeu os prêmios Estímulo APCA à qualidade artística e de melhor coreógrafo.

Serviço
Evento: Espetáculo de encerramento do Festival de Dança de Londrina, "Alma Aprisionada'', da Companhia Balé de Rio Preto

Data: 3 de agosto (domingo)
Local: Cine Teatro Ouro Verde
Horário: 20 horas
Ingressos: R$ 5 e R$ 3 (estudantes e idosos)


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade